adplus-dvertising

O que propunha a Pop Art?

Índice

O que propunha a Pop Art?

O que propunha a Pop Art?

A Pop art propunha que se admitisse a crise da arte que assolava o século XX desta maneira pretendia demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a (cultura pop), aproximando-se do que costuma chamar de kitsch.

Quais temas eram utilizados no Pop Art?

Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life). O termo em inglês significa "arte popular" e surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra.

Qual crítica traz a Pop Art?

Forma de arte que criticava o consumismo e o materialismo da década de 50. O Pop Art foi um movimento artístico que teve início nos anos 50, inicialmente na Inglaterra e Estados Unidos, como uma forma de reação ao expressionismo abstrato.

O que é hermetismo da arte moderna?

Andy Warhol. A arte pop surgiu como uma espécie de reação ao “hermetismo” da arte moderna, isto é, como a própria denominação sugere, arte pop é a arte popular, a arte do cotidiano, a arte que faz seu “espectador” se sentir em casa. ... A idéia era tirar a cultura pop do “escapismo” e tratá-la com a seriedade da arte.

Qual a principal característica do OP ART?

A Op Art se caracteriza pelos efeitos ópticos e visuais que conduzem o espectador para dentro do quadro, compondo o movimento da obra com seus olhos. Outro aspecto característico desse estilo são os trabalhos em três dimensões, explorando o contraste de cores preta e branca e a utilização de formas geométricas.

Quais as principais técnicas e temas da pop art?

Principais técnicas e tema da Pop Art Este tipo de arte é extremamente colorida e crítica. Para fazê-la, os artistas utilizam como matéria prima quadrinhos, propagandas de TV, artistas de cinema e produtos de consumo aliadas à técnicas modernas como a fotografia, fotocópia, colagem e serigrafia.

Qual o exemplo de “pop art”?

  • Outro exemplo de “pop art” pode ser reconhecido na obra “No Carro”, em que Roy Lichenstein utiliza a linguagem dos quadrinhos para explorar situações urbanas.

Quais foram os artistas que destacaram no Pop Art?

  • Foram elas: “Arte 1963: novo vocabulário” e “Os novos realistas”. Os artistas americanos que se destacaram no pop art foram: Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg, Tom Wesselmann, além de Robert Rauschenberg, Jasper Johns, entre outros. Uma das características do pop art era a repetição de uma mesma imagem em cores diferentes.

Por que o pop art não tem nada a ver com a arte popular?

  • Ao contrário do que parece, essa arte popular que define tal movimento não tem nada a ver com uma arte produzida pelas camadas populares ou com as noções folcloristas de arte. O “pop art” enquanto movimento abraça as diversas manifestações da cultura de massa, da cultura feita para as multidões e produzida pelos grandes veículos de comunicação.

Qual a inspiração para o pop art?

  • O pop art deixou um importante legado até os dias atuais e pode ser visto, por exemplo, no grafismo, design, quadrinhos e também na moda. Já foi, inclusive, inspiração para grandes grifes como Tom Ford, Prada, Valentino, Kenzo, entre outras.

Postagens relacionadas: