De quem é a responsabilidade pelo medidor de energia?
Índice
- De quem é a responsabilidade pelo medidor de energia?
- O que é Inspeção de energia?
- Como solicitar vistoria no relógio de energia?
- Qual a vida útil de um medidor de energia?
- Onde deve ser instalado o medidor de energia?
- O que é consumo irregular?
- Como provar furto de energia?
- Qual a validade de um medidor de energia?
- Quais são os medidores de energia elétrica?
- Qual a perícia em medidor de energia elétrica?
- Será que o medidor não está funcionando corretamente?
- Quando foi feita a leitura do medidor do prédio?

De quem é a responsabilidade pelo medidor de energia?
O consumidor é responsável pelos danos causados aos equipamentos de medição de energia que se encontram em sua propriedade.
O que é Inspeção de energia?
São inspecionados a integridade dos lacres, a carcaça e as ligações do equipamento, buscando por qualquer irregularidade que possa indicar uma possível fraude no medidor de energia.
Como solicitar vistoria no relógio de energia?
A verificação do medidor é realizada a pedido da concessionária ou do consumidor quando existe suspeita de irregularidades. Somente a concessionária está apta a retirar o medidor para envio ao laboratório da AEM-MS. O consumidor pode solicitar uma verificação metrológica por meio de pedido feito à concessionária.
Qual a vida útil de um medidor de energia?
A “legislação metrológica aplicável” atribui vida útil de 25 anos a medidores eletromecânicos e de 13 anos aos demais medidores , conforme sua Resolução Normativa nº 674/2015 – Tabela XVI do Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico – MCPSE - Código 295.
Onde deve ser instalado o medidor de energia?
Caso o circuito não tenha geração, a instalação do medidor pode ser feita entre o disjuntor geral e o quadro de distribuição. Em caso de circuitos onde existe geração de energia, o medidor deve ser instalado entre a(s) carga(s) e o quadro de distribuição.
O que é consumo irregular?
Trata-se do consumo que de fato ocorreu, mas que não foi registrado pelo medidor. Pode ter sido causado por defeito no medidor ou por algum procedimento que impediu a medição correta.
Como provar furto de energia?
A principal prova contra a imputação de crime de furto de energia elétrica que o consumidor pode alegar é a ausência de alteração da média de consumo mensal após a lavratura do TOI, comparando com período anterior a à inspeção da concessionária.
Qual a validade de um medidor de energia?
5.2 Os lotes de medidores eletrônicos de energia elétrica devem ser verificados após 8 anos de serviço e com periodicidade de 5 anos.
Quais são os medidores de energia elétrica?
- Os medidores de energia elétrica são equipamentos que registram o consumo de energia elétrica em uma residência, indústria ou estabelecimento comercial, para que um leiturista da distribuidora possa, a cada mês, fazer a medição do consumo em quilowatt-hora naquele endereço.
Qual a perícia em medidor de energia elétrica?
- A perícia em medidor de energia elétrica sem a presença do consumidor não é prova suficiente para justificar a cobrança de débitos de suposta recuperação de consumo por conta de fraude no aparelho.
Será que o medidor não está funcionando corretamente?
- Ou se você julgar que seu medidor não está funcionando corretamente, peça calibragem do aparelho e, se este não estiver funcionando corretamente, terá de ser consertado ou trocado.
Quando foi feita a leitura do medidor do prédio?
- Segundo o processo a Eletrobras efetuou, em julho de 2013, a leitura do medidor do prédio e também instalou um novo aparelho. O antigo foi levado pelos funcionários da concessionária. A troca foi feita, de acordo com a companhia, por causa da idade e do modelo do instrumento.