O que faz a cromatografia gasosa?
Índice
- O que faz a cromatografia gasosa?
- O que é eluição na cromatografia gasosa?
- Quais os princípios da cromatografia gasosa?
- Quais as misturas que podem ser separadas por cromatografia gasosa?
- Qual a função da fase estacionária?
- Qual o papel da fase móvel em cromatografia gasosa?
- O que é eluição em cromatografia?
- O que é uma eluição?
- Quais os princípios da cromatografia?
- Quais são os tipos de cromatografia gasosa?

O que faz a cromatografia gasosa?
Cromatografia gasosa (GC) é uma técnica analítica amplamente utilizada. Usada para determinar a composição de uma mistura de produtos químicos (amostra), a cromatografia gasosa utiliza uma variedade de gases para o seu funcionamento, de acordo com o analisador e o tipo de detector específico.
O que é eluição na cromatografia gasosa?
Relativamente ao modo de operação, a técnica de uso mais corrente é a cromatografia de eluição. Nesta, o eluente flui continuamente através da coluna e a amostra a analisar é injectada rapidamente no eluente, à entrada da coluna.
Quais os princípios da cromatografia gasosa?
O princípio da técnica de cromatografia gasosa: uma solução de amostra é inserida no injetor do equipamento e transportada por um gás através de um tubo de separação chamado de “coluna” (Hélio ou nitrogênio podem ser utilizados para este transporte e são chamados de gases de arraste).
Quais as misturas que podem ser separadas por cromatografia gasosa?
Quais misturas podem ser separadas por CG ? DE FORMA GERAL: CG é aplicável para separação e análise de misturas cujos constituintes tenham PONTOS DE EBULIÇÃO de até 300oC e que termicamente estáveis.
Qual a função da fase estacionária?
A função da fase estacionária na coluna é separar componentes diferentes, causando a cada um saída da coluna em um tempo diferente (tempo de retenção). ... A taxa com que as moléculas progridem ao longo da coluna depende da força da adsorção que, por sua vez, depende do tipo de molécula e do material da fase estacionária.
Qual o papel da fase móvel em cromatografia gasosa?
Fase móvel empregada: A cromatografia gasosa é um processo de separação dos componentes da mistura através de uma fase gasosa móvel sobre um solvente. Esse método ocorre em um tubo estreito, por onde os componentes da mistura irão passar por uma corrente de gás, que representa a fase móvel, em fluxo do tipo coluna.
O que é eluição em cromatografia?
Eluição: é a corrida cromatográfica. Eluente: é a fase móvel, um tipo de solvente que vai interagir com as amostras e promover a separação dos componentes.
O que é uma eluição?
Significado de Eluição substantivo feminino [Química] Dessorção provocada por um fluxo de líquido ou de gás através de um absorvente.
Quais os princípios da cromatografia?
Princípios da cromatografia O processo da cromatografia é feito pela passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, dentro de uma coluna ou sobre uma placa. ... Com isso, cada um dos componentes da mistura é seletivamente retido pela fase estacionária, o que resulta em migrações diferenciais destes componentes.
Quais são os tipos de cromatografia gasosa?
Há dois tipos de cromatografia gasosa: cromatografia Gás - Sólido (CGS) e cromatografia Gás - Líquida (CGL). A cromatografia CGS se baseia na base sólida estacionária, onde a retenção das substâncias analisáveis é a consequência da absorção física.