O que pode ter acontecido para a espécie encontrada na ilha ser diferente da jararaca do continente explique?
Índice
- O que pode ter acontecido para a espécie encontrada na ilha ser diferente da jararaca do continente explique?
- Qual o engodo que a jararaca-ilhoa usa para atrair suas presas?
- Qual a espécie da jararaca-ilhoa?
- Tem habitantes na ilha das cobras?
- Qual foi o motivo que levou a formação dessa espécie da jararaca-ilhoa?
- Como as cobras chegaram à Ilha das cobras?
- Onde vive jararaca-ilhoa?
- Quais são as vantagens da especialização da jararaca-ilhoa em relação a jararaca do continente?
- Qual o tipo de especiação deu origem a espécie jararaca IHOA?

O que pode ter acontecido para a espécie encontrada na ilha ser diferente da jararaca do continente explique?
ERRADO! A resistência da espécie aos ambientes mudou, mas isso não foi responsável pela mudança de seu veneno, as duas espécies possuíam o mesmo ancestral e se formaram de formas distintas devido ao local que se proliferaram.
Qual o engodo que a jararaca-ilhoa usa para atrair suas presas?
Os juvenis da jararaca-ilhoa utilizam o engodo caudal para atrair presas ecotérmicas (anuros e lagartos) e pelo adulto para atrair pássaros (Andrade et al. 2010). Jararaca-ilhoa (Bothrops insularis) adulta. Note a parte distal da cauda de coloração escura que é utilizada para atrair pássaros através do engodo caudal.
Qual a espécie da jararaca-ilhoa?
Jararaca-ilhoa
Reino: | Animalia |
---|---|
Subordem: | Serpentes |
Família: | Viperidae |
Género: | Bothrops |
Espécie: | B. insularis |
Tem habitantes na ilha das cobras?
Uma pequena ilha rochosa brasileira tem chamado atenção ao longo dos últimos cinco séculos por uma característica peculiar: ela é habitada quase que exclusivamente por cobras, mais especificamente da espécie jararaca-ilhoa (Bothrops insularis), encontradas apenas nesta ilha.
Qual foi o motivo que levou a formação dessa espécie da jararaca-ilhoa?
Uma possível explicação da origem desta espécie de serpente é a especiação alopátrica. A Ilha da Queimada Grande se separou do continente há aproximadamente 11 mil anos e assim a jararaca-ilhoa ficou isolada das jararacas do continente.
Como as cobras chegaram à Ilha das cobras?
Ela se formou no final da última era glacial, há cerca de 11 mil anos, quando o nível do mar subiu, separando aquele morro (que fazia parte da Serra do Mar) do continente, transformando-o numa ilha e isolando uma população de jararacas comuns (Bothrops jararaca).
Onde vive jararaca-ilhoa?
A jararaca-ilhoa vive exclusivamente na Arie Ilhas da Queimada Pequena e Queimada Grande. Adaptada à vida arborícola ou semi-arborícola, estima-se que existam cerca de dois mil indivíduos na ilha.
Quais são as vantagens da especialização da jararaca-ilhoa em relação a jararaca do continente?
Além da mudança parcial do solo para as árvores, outra característica da jararaca-ilhoa decorre da especialização alimentar, pois a ação do veneno dela é cinco vezes mais potente para matar uma ave que o da jararaca comum.
Qual o tipo de especiação deu origem a espécie jararaca IHOA?
Glaciação e especiação A jararaca-ilhoa é muito aparentada com a jararaca mais comum no continente, a Bothrops jararaca. Acredita-se que ambas tinham o mesmo ancestral e que devido a separação de duas populações, ocorreu um processo de especiação alopátrica dando origem a essas duas espécies que conhecemos hoje.