adplus-dvertising

O que pode ter causado a diminuição da concentração de ozônio na atmosfera?

Índice

O que pode ter causado a diminuição da concentração de ozônio na atmosfera?

O que pode ter causado a diminuição da concentração de ozônio na atmosfera?

A destruição da Camada de Ozônio acontece devido, principalmente, à emissão de clorofluorcarbonos (CFCs), através de um processo catalítico onde o cloro causa a destruição de milhares de moléculas de ozônio.

O que acontece com a destruição da camada de ozônio?

Como ocorre a destruição da Camada de Ozônio? ... Quando sobem para a estratosfera, os gases sofrem a ação da radiação ultravioleta liberando radicais livres que reagem com as moléculas de ozônio, formando uma molécula de oxigênio (O2) e uma molécula de óxido de cloro (CIO), provocando a destruição do O3.

Como o ozônio protege o planeta da radiação ultravioleta?

A existência da camada de ozônio auxilia na manutenção da vida em nosso planeta, já que ela consegue filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta (UV) oriundos do Sol, impedindo que a maior parte desses raios atinja a superfície terrestre.

O que o efeito estufa tem a ver com a camada de ozônio?

A camada de ozônio, também chamada de ozonosfera, é uma das camadas gasosas que envolvem o planeta. Ela é composta pelo gás Ozônio (O3) e se localiza na estratosfera, entre 20 e 35 quilômetros de altitude. A presença de ozônio perto da superfície pode agravar a poluição e provocar a chuva ácida.

Como ocorre a degradação do ozônio?

  • A reação de degradação do ozônio ocorre primeiro pela decomposição das moléculas de CFCs por meio da radiação solar na estratosfera: Em seguida, os átomos de cloro liberados reagem com o ozônio, conforme a equação a seguir:

Quais as consequências da destruição da camada de ozônio?

  • Quais as consequências da destruição da camada de ozônio, faixa de luz visível, comprimentos de ondas, energia concentrada, raios ultravioleta, clorofluorcarbonetos, câncer de pele. Disciplinas

Quais são os principais vilões da destruição do ozônio?

  • Os gases CFC são os principais vilões da destruição da camada de ozônio. Uma molécula de CFC pode destruir até 100 mil moléculas de ozônio. Além disso, estima-se que para cada 1% de decréscimo nas concentrações de ozônio, há um aumento de 2% na radiação ultravioleta na superfície terrestre.

Qual a maior área de proteção do ozônio?

  • Em 2000, a NASA concluiu que este buraco tinha cerca de 28,3 km 2, o que equivale a uma área três vezes maior que o Estados Unidos. Os Estados Unidos, parte da Europa e da China e o Japão já perderam, aproximadamente, 6% da proteção da camada de ozônio. Nessas regiões existe uma maior liberação de gases CFC.

Postagens relacionadas: