adplus-dvertising

Quais as funções do SE?

Índice

Quais as funções do SE?

Quais as funções do SE?

Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.

O que atrai o se?

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se'' Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante.

O que a palavra se?

A palavra "SE" em português pode pertencer a várias categorias gramaticais, podendo ser: 1. Conjunção: quando relaciona entre si duas orações. ... Conjunção subordinativa integrante: quando inicia uma oração subordinada substantiva.

Quando se usa o pronome se?

O pronome se será partícula apassivadora, quando acompanhar verbo transitivo direto, e o elemento paciente, que passa a ser sujeito, não for iniciado por preposição. O verbo concorda com o sujeito, ou seja, se o sujeito for plural, o verbo também o será. Ex.: Alugam-se barcos.

Qual o sentido da conjunção se?

Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Quais são as funções sintáticas do pronome SE?

O se não apresenta nenhuma função sintática, sendo desnecessário para compreender a oração. Ocorre na presença de verbos intransitivos ou que deem noção de movimento ou atitudes do homem em relação ao próprio corpo.

O que atrai o pronome se?

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se'' A posição do pronome átono em relação ao verbo é dúvida constante. Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante.

Por que a partícula se é a melhor escolha?

  • Em construções com esta, a partícula SE não possui função sintática, é chamada de expletiva, pois é usada apenas como um realce estilístico. A partícula SE como CONJUNÇÃO. Veja os exemplos: Estarei aqui bem cedo, se tudo der certo. Não tenho certeza se esta é a melhor escolha.

Qual a função da partícula se?

  • Neste caso, a frase está na VOZ ATIVA REFLEXIVA, e a partícula “se” é pronome pessoal reflexivo. Sintaticamente, sua função é de OBJETO DIRETO. Os alunos riram-se. Em construções com esta, a partícula SE não possui função sintática, é chamada de expletiva, pois é usada apenas como um realce estilístico. Estarei aqui bem cedo, se tudo der certo.

Qual a partícula de realce?

  • Faça os exercícios! a) Partícula expletiva ou partícula de realce: virá acompanhando um verbo intransitivo. - Murcham-se as flores. - Eles se foram mais depressa do que eu esperava. b) Parte integrante do verbo: o pronome faz parte de um verbo pronominal. c) Conjunção integrante: inicia oração subordinada substantiva.

Qual a partícula do verbo?

  • Ex: Discorda- se do fato. d) Partícula expletiva: não desempenha nenhuma função sintática ao se associar a verbos. e) Partícula integrante do verbo: ligada a verbos pronominais.

Postagens relacionadas: