Por que podemos afirmar que a deriva dos continentes a formação?
Índice

Por que podemos afirmar que a deriva dos continentes a formação?
A formação dos continentes Segundo a Teoria da Deriva dos Continentes, existe um movimento, ainda que imperceptível dentro de nossa vivência de tempo, que faz os continentes se deslocarem lentamente.
Qual é a Teoria da tectónica das placas?
A Teoria das Placas Tectônicas diz que a crosta da terra é fragmentada em grandes blocos semirrígidos, isto é, em placas que abrangem os continentes do mundo e as profundezas dos oceanos. As placas se deslizam sobre o magma, empurradas por forças originadas no interior do Planeta Terra.
Quais são as teorias sobre a deriva continental?
- A Deriva Continental e as teorias sobre a "movimentação" das Placas Tectônicas fazem parte dos conteúdos clássicos da Geografia e da história do planeta Terra. Veja resumo & simulado “A Dança dos Continentes” como é conhecida esta teoria, nada mais é do que o movimento dos continentes.
Quando começaram a se dividir os continentes?
- A cerca de 65 milhões de anos atrás, a Gondwana e a Laurásia começaram a se dividir e originaram os continentes atuais. Apesar disso, alguns cientistas acreditam que este fenômeno de transformação ainda está em andamento.
Como ocorre a formação dos continentes atuais?
- Vale ressaltar que a formação dos continentes atuais não é o processo “final” da deriva continental, uma vez que eles continuam a movimentar-se, porém em uma velocidade de apenas poucos centímetros ao longo de vários anos.
Como se formaram os dois grandes continentes?
- Com a sua lenta fragmentação, formaram-se então dois grandes continentes: a Laurásia e a Gondwana. Em seguida, novas fragmentações aconteceram e, em alguns casos, uniões de massas continentais também, a exemplo da inserção da área correspondente ao território da Índia que se juntou à Ásia.