Como funciona a fiscalização da alfândega?
Índice
- Como funciona a fiscalização da alfândega?
- O que significa mercadoria retida pela fiscalização?
- Como liberar mercadoria retida na alfândega?
- Como saber se o produto ficou preso na alfândega?
- Quanto tempo demora a fiscalização alfandegária?
- Quanto tempo um objeto pode ficar na alfândega?
- Porque a mercadoria fica retida?
- O que é mercadoria retida?
- Quanto tempo uma mercadoria fica retida na alfândega?
- O que é retido pela alfândega?
- Quais são os processos da alfândega brasileira?
- Como a fiscalização deve ser tratada?
- Como fugir da Alfândega no Brasil?
- Como faço para não deixar o fiscal desconfiado de mim?

Como funciona a fiscalização da alfândega?
A alfândega é um departamento localizado dentro dos aeroportos para fiscalizar e controlar a entrada e saída de mercadorias. ... Todo passageiro que chega ao Brasil deve passar pelo controle da alfândega, que é realizado pela Receita Federal em todos os aeroportos do país com voos internacionais.
O que significa mercadoria retida pela fiscalização?
Quando uma carga é retida na fiscalização SEFAZ o responsável pela carga ou a transportadora deverá regularizar a situação para liberar o veículo. Apenas quando o pagamento de multas e tributos for feito, o transporte poderá ser continuado.
Como liberar mercadoria retida na alfândega?
Como o comprador é obrigado a fazer o desembaraço aduaneiro, entre em contato com a alfândega local para saber primeiro o motivo:
- Imposto de importação/documento é necessário. Pague o imposto/forneça o documento para liberação alfandegária.
- O documento do vendedor está faltando. ...
- Informações de contato dos correios:
Como saber se o produto ficou preso na alfândega?
Para saber se o seu pacote foi taxado, é só fazer o rastreamento dele. O status da entrega vai estar como: “Fiscalização Aduaneira Finalizada”. Aí é só acessar o site dos Correios Minhas importações para saber se houve a cobrança do imposto de importação.
Quanto tempo demora a fiscalização alfandegária?
De acordo com a Receita, a fiscalização na alfândega leva um dia e meio.
Quanto tempo um objeto pode ficar na alfândega?
Entrega ou devolução Os objetos internacionais são armazenados pelos Correios por até 30 dias. Após esse período, são devolvidos ao remetente. A Alfândega também determina que objetos com descrições imprecisas ou incompletas sejam retornadas ao país de origem.
Porque a mercadoria fica retida?
A encomenda fica retida na SEFAZ quando o posto fiscal identifica qualquer tipo de irregularidade ou suspeita de irregularidade nas mercadorias transportadas.
O que é mercadoria retida?
Trata-se de um ato administrativo da fiscalização aduaneira que consiste na guarda da mercadoria em depósito para fins de averiguação de possível infração aduaneira. A mercadoria é retida pela alfândega, ou aduana, para que se inicie o respectivo processo.
Quanto tempo uma mercadoria fica retida na alfândega?
72 horas Geralmente, leva até 72 horas para que a mercadoria seja liberada após a regularização das divergências recolhimento dos impostos devidos (apenas em alguns casos).
O que é retido pela alfândega?
Quem está importando pela primeira vez, vai levar um baita susto, pois aqui no Brasil, entendemos a expressão RETIDO PELA ALFÂNDEGA como a APREENSÃO de uma encomenda, ou seja, que a importação não foi autorizada pela alfândega.
Quais são os processos da alfândega brasileira?
- No caso de empresas importadoras, os processos são muito variáveis e vão de acordo com a categoria e os regimes que o negócio se caracteriza. No entanto, é válido ressaltar que somente com a quitação dos tributos e taxas impostas pela alfândega brasileira é que o produto pode ser liberado ao seu destino.
Como a fiscalização deve ser tratada?
- A fiscalização deve ser tratada com cordialidade e respeito, sob pena de se cometer crime de desacato. Por outro lado, o viajante também deve ser tratado de forma cordial e educada, e caso isso não ocorra é possível fazer uma reclamação junto ao superior hierárquico do fiscal ou até mesmo para um policial federal.
Como fugir da Alfândega no Brasil?
- Quando falamos sobre negócios internacionais, que envolvam importação ou exportação de mercadorias, não tem como fugir dela. A alfândega no Brasil — ou se preferir chamar de aduana — nada mais é do que uma barreira fiscal, na qual todos os itens comercializados com o exterior precisam passar.
Como faço para não deixar o fiscal desconfiado de mim?
- Para não deixar o fiscal da receita federal desconfiado de mim, toda vez que vou com roupa nova do exterior para o Brasil, costumo tirar as etiquetas e lacres de todos os itens. Assim não deixo margem para ninguém interpretar errado.