Para que serve o emulsificante de sorvete?

Para que serve o emulsificante de sorvete?
Nos sorvetes e cremes, o emulsificante produz uma sensação de maior maciez ao paladar, além de produzir um derretimento mais lento. O acréscimo do ingrediente cria uma textura espumosa, com leveza, porém mantendo certa firmeza na densidade do produto final.
Que tal produzir um sorvete com o melhor de cada componente?
- O fabricante pode, por exemplo, atribuir ao seu produto final o melhor de cada componente. Que tal produzir um sorvete que ao mesmo tempo que mantém uma textura cremosa e aveludada, também carrega uma estrutura reforçada que impede que a receita derreta mais depressa? Saiba mais na sequência.
Qual o ingrediente ideal para fazer sorvetes?
- A sensação que o ingrediente de fazer sorvetes traz é a ideal: aerado, cremoso e aveludado. Uma verdadeira delícia! Andando sempre juntos, a liga neutra e o emulsificante se aliam para fazer o sorvete perfeito. Já foi falado neste artigo sobre o poder da liga neutra de evitar cristais de gelo e manter por mais tempo a estrutura da sobremesa.
Como conservar o emulsificante?
- Como o emulsificante é à base de gordura, a receita pode ficar solada quando se excede no acréscimo do ingrediente. Por isso, o melhor é ir experimentando dentro do recomendado para observar qual será a dosagem que mais se adequará à receita. Como conservar e manter o emulsificante?
Como os emulsificantes são utilizados?
- Os emulsificantes são muito utilizados nas receitas de pães e bolos, sendo responsáveis por deixá-los com um aspecto mais uniforme, firme e, ao mesmo tempo, macio. Com ele, o bolo não precisa de tanto cuidado para ser levado ao forno, por exemplo, ainda mantendo uma melhor conservação — não ressecando tão rapidamente como de costume.