O que são vitrais e como são feitos?
Índice
- O que são vitrais e como são feitos?
- Como são feitos os vitrais?
- Como surgiu a arte vitral?
- Porque o vitral é considerado uma arte?
- Para que servem os vitrais nas igrejas?
- Qual a função dos vitrais nas igrejas?
- Como eram feito os vitrais na arte gótica?
- O que geralmente retratam os vitrais?
- Quem criou o vitral?
- O que é a arte do vitral?
- Quais são os vestígios da arte do vitral?
- Qual a origem do vitral?
- Por que os vitrais são produzidos?
- Como é feito o desenho do vidro?

O que são vitrais e como são feitos?
Vitral, termo originário do francês vitrail, é um tipo de vidraça composta por partes de vidros coloridos, normalmente montados para representar cenas ou personagens – como elemento arquitetônico, é uma das principais representações do estilo gótico, tendo sido utilizado em todas as grandes catedrais construídas na ...
Como são feitos os vitrais?
Para a criação de um vitral, era necessário que um pintor fizesse o esboço do desenho a ser aplicado em cima do vidro. ... Utilizando-se de um estilete com ponta de diamante, o artesão recortava o vidro, encaixava-o na armação e empregava uma massa que impediria a passagem de água pelo vitral.
Como surgiu a arte vitral?
Surgiram na Europa do século 10, nas igrejas francesas e alemãs, quando foram incorporados na arquitetura gótica. Os vitrais tinham por objetivo ilustrar as cenas bíblicas, contando as histórias por meio de figuras num tempo em que uma pouquíssima parcela da população sabia ler.
Porque o vitral é considerado uma arte?
Vitrais são como mosaicos coloridos e resplandecentes que quando atravessados pela luz, conferem uma aura celestial aos lugares onde se encontram. Nas igrejas, além de decorar o ambiente, os vitrais, com suas imagens bíblicas acumulavam diversas funções. ...
Para que servem os vitrais nas igrejas?
Tendo florescido na Europa durante a Idade Média, os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, uma vez que o efeito da luz do sol que, por eles, penetrava, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas ...
Qual a função dos vitrais nas igrejas?
Os vitrais, que formavam imensas e coloridas janelas que, muitas vezes apresentavam desenhos geométricos ou representavam um santo ou uma passagem do texto bíblico. Estes também permitiam a elaboração de um vibrante jogo de luzes constituído a partir da combinação de peças de vidro das mais variadas cores.
Como eram feito os vitrais na arte gótica?
O vitral (do francês vitrail) é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos ou pinturas sobre o vidro que, geralmente, representam cenas ou personagens. É um dos elementos arquitectónicos característicos do estilo gótico.
O que geralmente retratam os vitrais?
O vitral (da língua francesa vitrail) é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos, que geralmente representa cenas ou personagens.
Quem criou o vitral?
John Ruskin 1 O vitral que teve seu apogeu dos séculos XII ao XV na França,foi redescoberto pelo filósofo inglês John Ruskin (1819-1900), responsável pelo renascimento dessa arte decorrente do revival gótico.
O que é a arte do vitral?
O vitral (do francês vitrail) é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos ou pinturas sobre o vidro que, geralmente, representam cenas ou personagens. É um dos elementos arquitectónicos característicos do estilo gótico.
Quais são os vestígios da arte do vitral?
- Vestígios da arte do vitral subsistem na Igreja Matriz de Viana do Alentejo, aludindo os seus fragmentos, reconstituídos neste século por Ricardo Leone e datáveis da primeira metade do século XVI, às figuras de S. Pedro e de S. Paulo.
Qual a origem do vitral?
- O vitral é uma técnica de arte muito antiga, que já existia desde o Império Romano (de 27 a.C. até 476 d.C), e teve seu auge na Idade Média, quando passou a marcar presença nas igrejas, remontando passagens bíblicas por meio de desenhos.
Por que os vitrais são produzidos?
- Atualmente, os vitrais são produzidos mais pelo seu valor artístico, como item de decoração, do que pela simbologia que possuem, apesar de alguns artesãos ainda buscarem os métodos originais de produção. Abaixo, deixamos para você um especial que conta um pouco da história dos vitrais encontrados na cidade de São Paulo.
Como é feito o desenho do vidro?
- Se o processo for feito como era antigamente, o vidro já será produzido colorido. Em seguida, esse desenho ampliado será utilizado como base para o recorte e montagem das peças de vidro e sua posição, uma a uma, esse processo é todo manual e minucioso.