adplus-dvertising

Pode o INSS Negar uma aposentadoria de um trabalhador pelo fato de não ter tido o repasse das contribuições previdenciárias do patrão?

Índice

Pode o INSS Negar uma aposentadoria de um trabalhador pelo fato de não ter tido o repasse das contribuições previdenciárias do patrão?

Pode o INSS Negar uma aposentadoria de um trabalhador pelo fato de não ter tido o repasse das contribuições previdenciárias do patrão?

E o que acontece com a empresa que recolhe INSS e não repassa? A empresa que não pagou INSS cometeu um crime previsto no Código Penal, conforme o Artigo 168A: “Deixar de repassar à previdência social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional.

É o sistema utilizado no Brasil onde os trabalhadores contribuintes ativos pagam a previdência de modo a custear o benefício de contribuintes que já estão aposentados?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão do Ministério da Economia que organiza e gerencia a Previdência Social. É através deste sistema público que são garantidos vários benefícios aos contribuintes.

É vedada a instituição de benefício previdenciário em regimes próprios de previdência social diverso da aposentadoria e da pensão?

De acordo com a Constituição Federal de 1988, é vedada a instituição de benefício previdenciário em regimes próprios de previdência social diverso da aposentadoria e da pensão.

Quais consequências a empresa pode ter por não recolher junto ao INSS as contribuições previdenciárias?

A ausência de recolhimento das contribuições ao INSS pode resultar em múltiplos prejuízos ao trabalhador, como por exemplo, dificuldades para obtenção do auxílio doença, auxílio maternidade, seguro desemprego e, até mesmo, da aposentadoria.

Qual a responsabilidade da empresa em relação ao montante de INSS descontado dos empregados?

O pagamento do INSS é de inteira responsabilidade do empregador. Quando a empresa assina a carteira do empregado gera para ela o dever previsto por lei de repassar ao INSS as contribuições. Sendo assim, o trabalhador/empregado não pode ser penalizado pelo erro do empregador que deixou de efetuar a contribuição.

Quem paga à Previdência Social?

Na previdência social, é o próprio INSS que recebe as contribuições previdenciárias e fornece os benefícios para os trabalhadores contribuintes. Já a previdência privada é oferecida por bancos e corretoras, que aplicam o valor aplicado em fundos de investimentos.

O que é aposentadoria ou pensão RPPS?

RPPS significa “Regime Próprio de Previdência Social”. É o sistema de previdência específico de cada ente federativo, que assegura, no mínimo, os benefícios de aposentadoria e pensão por morte dos seus segurados, ou seja, dos servidores titulares de cargo efetivo e de seus beneficiários.

O que é pensão RPPS?

Regime Próprio de Previdência Social, ou simplesmente RPPS, é uma modalidade de Previdência Pública voltada a servidores concursados e seus beneficiários. É como um fundo de investimento que oferece benefícios de aposentadoria e pensão por morte aos seus segurados e favorecidos.

Postagens relacionadas: