Quais as causas da úlcera Gastrica?
Quais as causas da úlcera Gastrica?
As principais causas das úlceras pépticas são infecções pela bactéria Helicobacter pylori (HP) —que representam mais de 80% dos casos de úlcera duodenal e, pelo menos, metade das úlceras gástricas— além do uso continuado de AINE (anti-inflamatório não esteroidal) —como aspirina e ibuprofeno.
Quais doenças podem causar úlceras?
- Além dos casos citados acima, outras condições têm relação menos comum, mas também podem causar úlceras, tais como infecções, doença de Crohn, neoplasias (tipos específicos de cânceres, como linfoma) e distúrbios da tireoide (como hiper e hipotiroidismo ).
Qual o tratamento mais adequado para a úlcera?
- Qualquer clínico geral ou médico que acompanhe o paciente pode suspeitar de úlcera, por conta dos sintomas e histórico clínico e familiar, e requerer exames para identificação. O mais comum é a endoscopia digestiva, a qual consiste na inserção de um tubo flexível pela boca que capta imagens dos órgãos internos.
Qual o principal sintoma de úlcera no estômago?
- O principal sintoma de úlcera no estômago é a dor na "boca do estômago", que se localiza cerca de 3 a 4 dedos acima do umbigo. Em geral, a dor aparece entre as refeições ou à noite, sendo de difícil controle mesmo com medicamentos que melhoram a digestão.
Como curar a úlcera?
- Com estas medidas é possível curar a úlcera mais rápido e acabar definitivamente com a dor de estômago. Existem ainda alguns remédios caseiros, como o suco de batata, que ajudam a regular o pH do estômago, aliviando o desconforto e facilitando a cicatrização da úlcera.