Como é feita a fístula para hemodiálise?
Índice
- Como é feita a fístula para hemodiálise?
- Como é o procedimento de uma fístula arteriovenosa?
- Quais são os cuidados com a fístula arteriovenosa?
- O que causa fístula arteriovenosa?
- Como funciona a fístula?
- Qual o tempo médio para se fazer a fístula?
- Quanto tempo dura uma fístula?
- Como puncionar uma fístula?
- Quais os cuidados por parte da enfermagem e por parte do paciente se deve ter com a fístula arteriovenosa?
- São complicações da fístula arteriovenosa?
- Qual a causa das fístulas arteriovenosas congênitas?
- Quais são os vasos para a criação de fístulas?
- Qual o objetivo da fístula?
- Por que a fístula influencia o sangue?

Como é feita a fístula para hemodiálise?
A FAV é a união de uma artéria e de uma veia do corpo, construída por meio de cirurgia, sob anestesia local, geralmente no braço ou antebraço. Desta forma, ocorre uma dilatação da veia, o que permite um fluxo sanguíneo mais rápido e turbulento, gerando uma vibração que chamamos de frêmito.
Como é o procedimento de uma fístula arteriovenosa?
A FAV é a ligação entre uma veia e uma artéria, feita por um procedimento simples onde o paciente recebe anestesia local e é liberado no mesmo dia da cirurgia. Após passar por esse procedimento cirúrgico de confecção da FAV é necessário aguardar de 6 a 8 semanas para ela esteja pronta para uso.
Quais são os cuidados com a fístula arteriovenosa?
Sempre que chegar à clínica de diálise, antes da punção venosa, higienize as mãos e lave o braço da fístula com água e sabão, secando em seguida com papel-toalha; O braço onde foi feita a fístula precisa estar sempre limpo. Deve ser lavado com água e sabão. Uma boa limpeza evita infecções que podem danificar a fístula.
O que causa fístula arteriovenosa?
Fístula arteriovenosa é a comunicação anormal entre artéria e veia. A fístula arteriovenosa pode ser congênita (comprometendo, geralmente, vasos menores) ou adquirida, decorrente de trauma (ferimento por arma de fogo ou arma branca) ou de erosão de aneurisma arterial em veia adjacente.
Como funciona a fístula?
A fístula arteriovenosa (FAV) é a ligação entre uma veia e uma artéria, feita para criar um acesso por onde será realizada a hemodiálise. Geralmente, esse acesso é feito nos membros superiores, como os antebraços, punhos e braço, pois o risco de complicações é menor.
Qual o tempo médio para se fazer a fístula?
A FAV deve ser confeccionada, de preferência, num centro cirúrgico em regime de hospital dia, por um médico especialista em cirurgia vascular. Geralmente é feita com anestesial local. É uma cirurgia relativamente simples que demora em média 60 minutos.
Quanto tempo dura uma fístula?
Fistula Arteriovenosa direta Esse período dura em média 30 dias. Para a boa evolução e rápido amadurecimento, exercícios podem ser realizados pelo próprio paciente.
Como puncionar uma fístula?
Orientar o paciente a garrotear o braço com a própria mão levemente ou aplicar o garrote no membro a ser puncionado; 12. Puncionar a via arterial no mínimo a 3 cm da anastomose com agulha direcionada para a mesma.
Quais os cuidados por parte da enfermagem e por parte do paciente se deve ter com a fístula arteriovenosa?
O paciente deve ser orientado pela enfermagem e necessita implementar alguns cuidados com a fístula, entre os quais, podemos citar: realizar exercício diário de compressão com bola de borracha por quinze minutos três vezes ao dia ajuda a manter a fístula em funcionamento; observar qualquer alteração no local da fístula ...
São complicações da fístula arteriovenosa?
A fístula arteriove- nosa (FAV) é o melhor acesso vascular para esta finali- dade, pois apresenta poucas complicações e possibilita o tratamento por longo prazo, prolongando, assim, a vida destes pacientes2. As principais complicações da FAV são: trombose, infecção, pseudoaneurisma e, mais raramente, isquemia distal3.
Qual a causa das fístulas arteriovenosas congênitas?
- Fístulas arteriovenosas congênitas são raras. Por outro lado, as fístulas arteriovenosas adquiridas podem ser causadas por qualquer ferida que lesione uma artéria e uma veia dispostas lado a lado. O mais comum é que se trate de uma ferida profunda, causada por uma arma branca ou de fogo.
Quais são os vasos para a criação de fístulas?
- Os vasos são ideais para a criação de fístulas e a cirurgia é bastante simples. Os vasos braquial e cefálico (fístula braquio-cefálica) implicam uma intervenção cirúrgica mais difícil e proporcionam extensão de veia muito menor para canulizar.
Qual o objetivo da fístula?
- Este é o objetivo fundamental da fístula (FAV): o desenvolvimento de uma rede venosa superficial, constituida por veias dilatadas e resistentes, com elevado fluxo sanguíneo, capazes de suportar repetidas punções ao longo dos anos. A fístula também influencia:
Por que a fístula influencia o sangue?
- A fístula também influencia: 1 a coloração do sangue, que fica mais claro devido à mistura de sangue venoso e arterial 2 em caso de lesões, o sangue sai com pressão em jatos intermitentes, como nas artérias. 3 o tempo de hemostase que é mais longo. More ...