adplus-dvertising

O que é feito a gasolina?

Índice

O que é feito a gasolina?

O que é feito a gasolina?

A gasolina é uma fração derivada do refinamento do petróleo e corresponde a uma mistura de hidrocarbonetos que apresenta de 6 a 10 átomos de carbono. Entre os derivados do petróleo obtidos por meio do seu refinamento e craqueamento, um dos mais importantes é a gasolina.

Como é o processo de produção da gasolina?

Tudo começa com a separação física das peças do quebra-cabeça por meio do aquecimento do petróleo na refinaria, em um processo chamado destilação atmosférica. ... A técnica consiste em fazer o petróleo virar vapor e, depois, resfriá-lo gradativamente. Quando cada parte atinge novamente seu ponto de ebulição, ela condensa.

Como é produzida a gasolina no Brasil?

Para virar gasolina, diesel ou seja lá o que for, o petróleo precisa passar por uma refinaria. E a capacidade de refino do Brasil é menor do que a demanda por derivados do líquido pastoso – principalmente diesel e gasolina. Aí o jeito é importar o que falta. ... Em termos mais usuais: 22% do diesel, 15,6% da gasolina.

Quais são as características da gasolina?

A gasolina é um combustível constituído basicamente por carbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 5 a 10 átomos de carbono).

Quais são as principais etapas de produção da gasolina?

Conheça o caminho do petróleo que vai desde a fonte até os postos de gasolina de todo o país.

  • Da extração à destilação: o primeiro passo de todo o processo. ...
  • Conversão: entenda o segundo processo do nascimento da gasolina. ...
  • Tratamento: como a gasolina é purificada antes de chegar aos postos.

Quais as etapas de refino do petróleo para a produção da gasolina?

Etapas do processo de refino do petróleo

  • Plataforma de extração de petróleo.
  • Torre de destilação e frações separadas do petróleo.
  • Primeira destilação (pressão atmosférica) e segunda destilação (vácuo)
  • Isomerização do heptano em 2-metil-hexano.
  • Reforma catalítica do hexano em ciclo-hexano.
  • Reforma do hexano em benzeno.

Qual é a gasolina que sai da refinaria?

  • Mas nenhum carro no país é abastecido apenas com essa gasolina que sai da refinaria, denominada “gasolina A”. O combustível que chega aos postos contém 27% de etanol anidro, volume obrigatório por lei para as gasolinas comuns. O material passa, então, a ser chamado de “gasolina C”.

Qual o valor zero da gasolina?

  • Ao isoctano atribui-se o valor 100 de octanagem ou 100 octanas e ao heptano atribui-se o valor zero. Assim, quando dizemos que determinada gasolina possui 70 octanas ou índice de octanagem igual a 70, quer dizer que, em relação à resistência à compressão, essa gasolina se comporta como se fosse uma mistura de 70% de isoctano e 30% de heptano.

Como são os motores movidos a gasolina?

  • Os motores movidos a gasolina são conhecidos como motores de explosão (ou combustão) interna, porque ocorre uma combustão rápida e violenta da gasolina, provocando uma explosão no interior do motor. É também chamado de motor a explosão de quatro tempos, pois o seu funcionamento se repete seguindo os quatro passos a seguir:

Como fazer a ebulição do petróleo?

  • A técnica consiste em fazer o petróleo virar vapor e, depois, resfriá-lo gradativamente. Quando cada parte atinge novamente seu ponto de ebulição, ela condensa. Aí está a sacada: a substância com maior ponto de ebulição fica líquida primeiro, e a de menor cadeia só condensa no ponto mais alto da coluna.

Postagens relacionadas: