adplus-dvertising

Qual é o processo de fluoretação?

Índice

Qual é o processo de fluoretação?

Qual é o processo de fluoretação?

O processo de fluoretação consiste na adição controlada de um composto de flúor na água distribuída à população, com a finalidade de elevar sua concentração até um determinado valor, estabelecido como efetivo na prevenção da cárie dentária.

Para que é feita a fluoretação de água?

A fluoretação da água de abastecimento público é efetuada através de compostos à base de fluor. A aplicação destes compostos na água de abastecimento público contribui para a redução da incidência de cárie dentária em até 60%, se as crianças ingerirem desde o seu nascimento quantidades adequadas de ion fluoreto.

Por que é realizada a fluoretação da água de abastecimento público?

Um dos meios mais efetivos para manter constante a presença de flúor na cavidade bucal, fundamental para controle da cárie dentária, a fluoretação da água é reconhecida como um importante fator para o declínio da prevalência da cárie dentária.

Quais são os produtos usados para aplicação de flúor em água de abastecimento?

Os produtos utilizados para aplicações profissionais são os géis e os vernizes (existe também a apresentação em mousse). Os géis fluorados contêm de 0,9 a 1,23% de flúor (9.000 a 12.300 ppm F). Nos vernizes são encontrados 22.600 ppm F.

O que significa heterocontrole da fluoretação das águas?

O heterocontrole é o monitoramento da concentração de fluoreto na água de abastecimento, que deve ser feito por instituições governamentais e tem sido motivado para garantir a eficácia e segurança da fluoretação.

O que significa fluoretação resumo?

Fluoretação é uma tecnologia de Saúde Pública, empregada desde 1945, para prevenção da cárie dentária, que utiliza a água de abastecimento público como veículo para o flúor, um elemento químico presente no ambiente, cuja concentração varia conforme o meio (água, ar, solo).

Qual deve ser a concentração recomendada para a água de abastecimento público no Brasil?

914/2011, que dispõe sobre as normas e padrão de potabilidade da água para consumo humano, relacionado com os fluoretos, é de 1,5 mg/L. Esse valor também é recomendado pelos Guias de Controle da Qualidade da Água da Organização Pan-americana de Saúde – OPAS, edição de 1996.

Qual o teor ótimo de flúor da água de abastecimento?

O nível de flúor recomendado tem flutuação em faixa de variância entre 0,7 e 1,2 ppm (partículas por milhão) e depende da média diária e anual de temperatura. A OMS sugere que a água deve ter o teor máximo de 1,5 ppm, sem considerar as diferenças nas temperaturas médias anuais dos vários municípios do Brasil.

Qual é a concentração recomendada de flúor na água de abastecimento?

O teor adequado de flúor para o município gira em torno de 0,7 mg/L, a partir de onde se espera uma redução de 50% na incidência de cárie, sem submeter a população a nenhum risco de saúde; uma variação de 0,1 mg/L para mais ou para menos em relação à concentração ótima de 0,7 mgF/L é considerada como aceitável (0,6-0,8 ...

Qual a regulamentação da fluoretação da água?

  • No Brasil, a lei federal nº 6.050, de , dispõe sobre a fluoretação da água em sistemas públicos de abastecimento, sendo devidamente regulamentada pelo Decreto federal nº 76.872, de 22 de dezembro de 1975.

Qual é a fluoretação da água de abastecimento público?

  • ODONTOLOGIA. 12. A fluoretação da água de abastecimento público é um método consagrado mundialmente, tendo sido reconhecido em 1969, durante a 22a Assembleia da Organização Mundial de Saúde, realizada em Boston, como uma “medida de saúde pública, prática e efetiva”.

Qual a importância da fluoretação?

  • Pelo exposto anteriormente, o acesso à água tratada e fluoretada é fundamental para as condições de saúde da população. Viabilizar políticas públicas que garantam a implantação da fluoretação das águas é a forma mais abrangente e socialmente justa de acesso ao flúor. 2. Histórico da fluoretação

Qual a concentração do flúor na água?

  • No caso da água, varia também conforme o tipo de manancial. O flúor está presente em praticamente toda a água, variando apenas sua concentração. Na água do mar sua concentração é de aproximadamente 1,0 mg F/litro.

Postagens relacionadas: