Como será alcançado o objetivo da redução da mortalidade materna?
Índice

Como será alcançado o objetivo da redução da mortalidade materna?
Uma melhoria na atenção pré-natal é medida prioritária para a redução da mortalidade de menores de cinco anos no Brasil. Um atendimento adequado ao parto pode reduzir o número de mortes por anoxia, hipóxia e outros problemas respiratórios, e também a incidência de infecções neonatais, incluindo o tétano.
Como calcular a taxa de mortalidade materna?
O cálculo da razão de mortalidade materna para o Brasil utiliza o número total de óbitos maternos informados pelos sistemas oficiais, corrigido (multiplicado) pelo fator de 1,42, que representa o sub-registro aproximado de 42% dos óbitos maternos para o Brasil (LAURENTI et al, 1995).
Quais são as principais causas de mortalidade materna?
- As principais causas de mortalidade materna são hemorragias, sepses, eclampsia, abortos inseguros e obstrução durante o trabalho de parto. As hemorragias, ou sangramentos intensos, são responsáveis por um quarto das mortes maternas.
Qual a taxa de mortalidade materna aceitável?
- A taxa de mortalidade materna considerada aceitável pela OMS é de 20 mortes de mulheres por 100 mil nascidos vivos. O Brasil vem envidando esforços para reduzir a taxa de mortalidade materna, atualmente em torno de mil nascidos vivos.
Como reduzir a mortalidade infantil?
- Ações que reduzem a mortalidade infantil Oferta de exames e trabalhos de prevenção ajudam a reduzir o número de casos no País e no Estado. Cidades da região têm taxa considerada boa Por Débora Ertel Última atualização: 20.05.2018 às 10:21
Qual é o Dia Nacional de mortalidade materna?
- A partir da Constituição Federal de 1988 e com o processo de consolidação do SUS, o Ministério da Saúde declarou o Dia 28 de Maio como Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, chamando atenção para a necessária melhoria dos serviços de atenção ao pré- natal e ao parto e preparo dos profissionais de saúde.