Quando a boca seca o que pode ser?

Quando a boca seca o que pode ser?
É bastante comum a sensação de boca seca quando sentimos sede. Mas a falta de lubrificação bucal, que também é conhecida como xerostomia ou hipossalivação, pode ocorrer por diversas razões, entre elas destacam-se o uso de alguns medicamentos, estresse ou sintomas de doenças como diabetes.
Por que a boca seca é mais comum?
- A boca seca é caracterizada pela diminuição ou interrupção da secreção de saliva que pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum nas mulheres idosas.
Como Deixar a boca seca?
- Já a quimioterapia pode deixar a saliva mais espessa ou viscosa, o que causa sensação de secura na boca. Caso uma lesão ou cirurgia cause danos nos nervos da cabeça e do pescoço, pode haver boca seca. Na menopausa, os ovários passam a produzir menor quantidade de hormônios estrogênio e progesterona, o que afeta as glândulas salivares.
Qual o sintoma da boca seca à noite?
- Boca seca é um sintoma bem comum, sobretudo à noite. Apesar de ser frequente é um problema que pode se tornar bastante incômodo. Boca seca à noite pode ser apenas um sintoma isolado e não relacionado a nenhum problema de saúde.
Qual o tratamento mais eficaz para a boca seca?
- Se a causa da boca seca for a Apneia do Sono, o tratamento mais indicado, menos evasivo e mais eficiente é o uso de um aparelho CPAP ou BiPAP. Esse aparelho, aliado a um sistema e tubo e máscara, envia um fluxo de ar constante às vias respiratórias, mantendo-as sempre desobstruídas.