Por que preservar os sambaquis?
Índice
- Por que preservar os sambaquis?
- O que podemos fazer para preservar os sítios arqueológicos?
- Por que os sambaquis são considerados um arquivo histórico?
- Qual medida essencial para a conservação dos sambaquis?
- Qual é a importância da preservação dos sítios arqueológicos?
- Como o cidadão pode colaborar na preservação dos sítios arqueológicos?

Por que preservar os sambaquis?
Devido a sua importância histórica e científica, os sambaquis atraem pesquisadores do Brasil e do exterior, mas também bem do cidadão comum. Nesses termos, considera-se que tais sítios, integrados em roteiro turístico, podem contribuir para a economia do local em que se situam.
O que podemos fazer para preservar os sítios arqueológicos?
“Quando alguém encontra um objeto arqueológico, é muito importante entrar em contato com o Iphan, que vai providenciar a destinação correta do material”, esclarece Lemos. “O objetivo é a conservação em um local que tenha as condições adequadas para abrigar cada tipo de material”, completa.
Por que os sambaquis são considerados um arquivo histórico?
RESUMO: Os sambaquis são um testemunho fundamental da complexidade da ocupação do território sul- americano. Contraditoriamente, nunca ocuparam um papel central nos debates da Arqueologia brasileira, que se dedicou por muitas décadas a estabelecer grandes modelos de Pré-história.
Qual medida essencial para a conservação dos sambaquis?
Algumas medidas essenciais para a conservação dos sambaquis são o combate a poluição e degradação desses locais, o isolamento da área para que não seja explorada e campanhas de educação ambiental para a conscientização da importância da preservação desses locais e as suas finalidades.
Qual é a importância da preservação dos sítios arqueológicos?
PATRIMÔNIO NACIONAL Os sítios arqueológicos brasileiros têm contribuído para a construção da história do povoamento do continente americano, inclusive com dados que contrapõem teorias aceitas internacionalmente.
Como o cidadão pode colaborar na preservação dos sítios arqueológicos?
Resposta: "O maior aliado na preservação de nosso patrimônio arqueológico deveria ser o cidadão, zelando pelo passado do seu país", considera Tânia Lima. ... Atualmente, o parque é mantido com recursos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), considerados insuficientes pela arqueóloga.