Como é a retirada da raiz do dente?
Índice
- Como é a retirada da raiz do dente?
- Tem algum problema deixar a raiz do dente?
- Quando o dente cai e fica a raiz?
- O que fazer quando fica um pedaço de dente?
- Quando fica só a raiz do dente?
- Como saber se ficou raiz no dente?
- Quando o dente quebra e fica só a raiz?
- Como é feita a extração de dentes?
- Por que a fratura da raiz e a extração dentária?
- Como é necessária a extração de dentes na criança?
- Por que não tomar medicação após extração de dente?

Como é a retirada da raiz do dente?
Em uma extração simples, o dentista luxa o dente com um instrumento chamado fórceps. Em seguida, ele usa um instrumento chamado forceps para remover o dente. Uma extração cirúrgica é um procedimento mais complexo. Ela é usada caso um dente esteja quebrado na linha da gengiva ou se ainda não nasceu.
Tem algum problema deixar a raiz do dente?
É normal deixar a raiz? Eventualmente durante uma extração de siso, pode ocorrer a fratura de uma raiz. Quando o resto de raiz é menor ou igual a 3mm e o dente não apresenta cárie ou infecção, o dentista pode optar por deixar o resto, especialmente quando a tentativa de remoção possa resultar em uma lesão de nervo.
Quando o dente cai e fica a raiz?
No entanto, se a raiz estiver intacta, o dente quebrado poderá ser restaurado, e existem diversos tipos de materiais disponíveis para isso, como a resina ou porcelana, por exemplo. Já em casos onde o dente permanente caiu, Daniela conta que normalmente um implante dentário é a melhor maneira de substituí-lo.
O que fazer quando fica um pedaço de dente?
O que fazer caso um dente quebre?
- procure pelo fragmento quebrado e limpe-o com água corrente;
- coloque-o em uma solução de pH neutro, como soro fisiológico ou leite;
- faça um bochecho de água com sal ou com enxaguante bucal para limpar o local.
Quando fica só a raiz do dente?
O que causa a exposição das raízes dentárias? A doença gengival é a principal causa de exposição das raízes dos dentes, mas qualquer problema que provoca a retração da gengiva pode ter o mesmo efeito. A escovação excessiva com uma escova dental de cerdas duras também prejudica a gengiva e expõe a raiz do dente.
Como saber se ficou raiz no dente?
Mobilidade dos dentes e inflamação das gengivas no local da trinca são os sinais mais frequentes. Dor e sensação de que há “algo estranho” com o dente também são sintomas frequentemente relatados. Entretanto, é preciso estar atento ao fato de que nem sempre todos os sintomas aparecem ao mesmo tempo.
Quando o dente quebra e fica só a raiz?
Se a fratura acontecer no nível da raíz, temos um problema com a gengiva, pois ela sofrerá pressão negativa do fragmento. Isso quer dizer que o pedacinho do dente quebrado ficará "pendurado" na gengiva. Isso causa um pouco de dor, quando você tentar remover o dente fraturado.
Como é feita a extração de dentes?
- A cirurgia de extração de dentes é feita sob anestesia local, sendo possível que alguns pacientes necessitem de sedativos para controlar a ansiedade ou nervosismo. No geral, trata-se de um procedimento extremamente simples, sem grandes riscos ou complicações.
Por que a fratura da raiz e a extração dentária?
- A fratura da raiz e a extração dentária é uma indicação para cirurgia imediata de implante. O pino de titânio, material totalmente compatível com o organismo, tem a função de substituir a raiz dentária. D essa maneira o organismo entende que o osso ainda tem função de suporte e o volume ósseo permanecerá intacto.
Como é necessária a extração de dentes na criança?
- Na criança, nos dentes decíduos ou dente de leite ou temporários a extração de dentes pode também ser necessária em determinadas circunstâncias. A extração pode ser efetuada em qualquer um dos dentes (incisivo, canino, pré-molar ou molar).
Por que não tomar medicação após extração de dente?
- Tomar devidamente a medicação ou remédio prescrita pelo médico dentista, que pode passar apenas pela toma de analgésicos, de modo a aliviar a dor após extração de dente, mas também por anti-inflamatórios e/ou Antibiótico; Manter uma higienização oral mais cuidada, sem descurar minimamente a zona da extração.