Quais seriam as alternativas para minimizar esse problema da gravidez na adolescência?
Índice
- Quais seriam as alternativas para minimizar esse problema da gravidez na adolescência?
- Como prevenir ou reduzir os números de gravidez na adolescência?
- Por que ainda há índices de gravidez na adolescência mesmo tendo tanta informação?
- Qual é a gravidez na adolescência?
- Quais os principais motivos para a gestação na adolescência?
- Qual a importância da prevenção na adolescência?
- Qual a evolução da adolescência?

Quais seriam as alternativas para minimizar esse problema da gravidez na adolescência?
Construção de um projeto de vida mais sólido, suporte para as garotas de famílias pouco estruturadas, empoderamento das meninas mais pobres, permanência na escola, acesso aos métodos contraceptivos e centros de saúde com atendimento diferenciado são algumas das possibilidades apontadas por especialistas.
Como prevenir ou reduzir os números de gravidez na adolescência?
Em caso de início da vida sexual, a orientação pode incluir o uso de métodos naturais e de anticoncepção, como os de barreira (camisinha), hormonais e de longa duração. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta de maneira gratuita nove métodos contraceptivos que ajudam no planejamento familiar.
Por que ainda há índices de gravidez na adolescência mesmo tendo tanta informação?
A gravidez na adolescência ocorre com maior frequência em pessoas com baixa escolaridade e está relacionada, muitas vez, com o mau uso dos métodos contraceptivos. A adolescência, idade compreendida, segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 10 e 19 anos, é uma época de várias descobertas.
Qual é a gravidez na adolescência?
- Veja alguns dados sobre a gravidez na adolescência no Brasil e ao redor do mundo: 7,3 milhões de adolescentes se tornam mães a cada ano ao redor do mundo, das quais 2 milhões são menores de 15 anos; no ano de 2010 um relatório divulgado por um órgão ligado à ONU indica que 12% das adolescentes entre 15 e 19 anos tinham pelo menos um filho;
Quais os principais motivos para a gestação na adolescência?
- Segundo eles, a gravidez na adolescência pode aumentar custos associados ao evento para o sistema de saúde, elevar as taxas de mortalidade e também impactar no futuro de várias gerações. De acordo com o documento, a desinformação sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos são os principais motivos para a gestação na adolescência.
Qual a importância da prevenção na adolescência?
- ANTICONCEPÇÃO – No ano passado, o DC de Adolescência da SBP, em conjunto a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), publicou o Guia Prático de Atualização “ Anticoncepção na Adolescência ”, documento que trouxe estratégias de prevenção e que reforçou o papel dos pediatras neste cenário.
Qual a evolução da adolescência?
- Porém, o Ministério da Saúde indica que houve uma redução de 17% no número de mães entre 10 e 19 anos, no período de 20. A adolescência é um período da vida rico em manifestações emocionais, caracterizadas por ambiguidade de papéis, mudança de valores e dificuldades face à procura de independência pela vida.