Como combater o comércio ilegal de animais?
Índice
- Como combater o comércio ilegal de animais?
- Porque acontece o tráfico de animais?
- Qual a pena para tráfico de animais silvestres?
- Onde ocorre mais tráfico de animais no Brasil?
- Como é o tráfico de animais?
- Como o tráfico de animais pode prejudicar a saúde humana?
- Como combater o tráfico de animais silvestres?
- Quais são os animais ameaçados de extinção devido ao tráfico?

Como combater o comércio ilegal de animais?
Incentivo à pesquisa e educação ambiental A orientação para combater o comércio ilegal de animais silvestres recai sobre o incentivo e o aumento de investimento em pesquisas que promovam a conscientização ambiental, bem como revisão da legislação vigente.
Porque acontece o tráfico de animais?
De modo geral, as causas do tráfico de animais são frequentemente atribuídas às características socioeconômicas do país e de suas regiões, especialmente em nações com alta biodiversidade e desigualdade social.
Qual a pena para tráfico de animais silvestres?
Para quem traficar espécies silvestres, a pena prevista na proposta é reclusão de três a oito anos e multa. Hoje, a pena prevista para todos estes crimes é detenção de seis meses a um ano e multa.
Onde ocorre mais tráfico de animais no Brasil?
No epicentro deste mercado mundial está a Amazônia e, consequentemente, o Brasil. As estimativas apontam que anualmente cerca de 38 milhões de animais são afetadas pela caça e comércio ilegal no país. Uma análise aponta que os animais mais traficados na região são as tartarugas e os peixes ornamentais.
Como é o tráfico de animais?
- Tráfico de animais. O tráfico de animais é uma prática ilegal que consiste em retirar os animais de seu habitat natural e vendê-los clandestinamente a laboratórios de pesquisas, pet shops e até para colecionadores. Os animais ao serem retirados de seu habitat são transportados de forma que não comem, não bebem o que provoca a morte da maioria ...
Como o tráfico de animais pode prejudicar a saúde humana?
- O tráfico de animais além de prejudicar o ecossistema também pode prejudicar a saúde humana, pois muitos animais silvestres são hospedeiros de vírus que causam doenças em humanos como a febre amarela, leischmaniose e toxoplasmose.
Como combater o tráfico de animais silvestres?
- De acordo com o coordenador executivo da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), Raulff Ferraz Lima, os traficantes usam o conhecimento empírico dessas populações para aliciá-las e inseri-las no comércio ilegal de animais. Essa atividade criminosa traz graves consequências para o meio ambiente.
Quais são os animais ameaçados de extinção devido ao tráfico?
- A captura destes animais acelera o processo de extinção das espécies, provocando danos às interações ecológicas e perda de herança genética. A arajuba, o papagaio-chauá, o curió, o bicudo e o cardeal são alguns exemplos de animais ameaçados de extinção devido ao tráfico.