Como prevenir a obesidade infantil no Brasil?
Índice
- Como prevenir a obesidade infantil no Brasil?
- É possível prevenir a obesidade desde a gravidez?
- O que determina a obesidade infantil?
- Qual o tratamento da obesidade infantil?
- Será que a criança terá predisposição à obesidade infantil?
- Como calcular a obesidade infantil?
- Como a atividade física ajuda no combate à obesidade infantil?

Como prevenir a obesidade infantil no Brasil?
Ouça em voz altaPausarSão três passos: Alimentação saudável – estimule a criança a participar da escolha dos alimentos e do preparo das refeições. Arroz, feijão, frutas, legumes e verduras são a base para uma alimentação saudável. Atividade física – jogue junto, brinque, pule, corra.
É possível prevenir a obesidade desde a gravidez?
Ouça em voz altaPausar1) Tudo começa na gravidez A prevenção da obesidade infantil não começa apenas quando o bebê nasce e sim na gestação. É importante evitar o ganho de peso em excesso na gravidez e se alimentar de forma correta, seguindo as orientações de seu obstetra.
O que determina a obesidade infantil?
Ouça em voz altaPausarDiversos fatores podem causar obesidade infantil. Entre as mais comuns estão fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo ou uma combinação desses fatores. Além disso, a obesidade em crianças também pode ser decorrente de alguma condição médica, como doenças hormonais ou uso de medicamentos a base de corticoides.
Qual o tratamento da obesidade infantil?
- O tratamento da obesidade é complexo e envolve várias especialidades da saúde. Não existe nenhum tratamento farmacológico em longo prazo que não envolva mudança de estilo de vida. Há várias opções de tratamento para a obesidade infantil e o sobrepeso. Quanto maior o grau de excesso de peso, maior a gravidade da doença.
Será que a criança terá predisposição à obesidade infantil?
- “Essa criança também terá mais predisposição à obesidade no futuro”, diz o médico nutrólogo Daniel Magnoni, da Divisão de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. Cuidados – De acordo com os médicos, em praticamente 100% dos casos, os culpados pela obesidade infantil são os pais.
Como calcular a obesidade infantil?
- Temos um guia que ajuda a calculá-lo. Os quilos extras podem ter consequências para as crianças até a sua vida adulta, mesmo que a obesidade seja revertida nesse período. Doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas consequências da obesidade infantil não tratada.
Como a atividade física ajuda no combate à obesidade infantil?
- “A alimentação deve ser baseada em alimentos in natura e minimamente processados”, ressalta. Atividade física ajuda no combate à obesidade infantil?