adplus-dvertising

Como funciona a esterilização por óxido de etileno?

Índice

Como funciona a esterilização por óxido de etileno?

Como funciona a esterilização por óxido de etileno?

Baseado em um processo de difusão de gás, o óxido de etileno (EO ou ETO) é capaz de esterilizar e eliminar microrganismos viáveis dos produtos. A esterilização ocorre quando uma molécula de gás de EO reage e destrói o DNA microbiano.

Quanto tempo dura a esterilização por óxido de etileno?

O processo de exposição ao gás ETO somandose à fase de aeração duraria entre 3 e 8 horas. A esterilização pelo gás óxido de etileno é sempre realizada na presença de vapor de água.

Quais são os elementos que atraem na esterilização pelo óxido de etileno?

Para que a esterilização de materiais hospitalares por óxido de etileno seja feita, é preciso que haja a presença de vapor de água. Além disso, é necessário considerar alguns parâmetros, como tempo de exposição, temperatura, umidade relativa, concentração do gás e aeração.

Quais os riscos do processo de esterilização que utiliza óxido de etileno?

A substância é altamente tóxica e irritante para olhos, nariz, garganta e pele. Equipamentos termossensíveis podem ser submetidos a esse método sem qualquer tipo de prejuízo.

Quais são os cuidados que os profissionais devem ter ao manusear o óxido de etileno?

Isolar a roupa contaminada; em caso de exposição por muito tempo, levar a pessoa exposta a local arejado e administrar oxigênio se necessário. Observação: mulheres em idade fértil e gestantes não devem realizar qualquer atividade relacionada com óxido de etileno.

O que é uma autoclave a óxido de etileno?

A esterilização por Óxido de Etileno é um processo físico-químico, realizado em autoclave, como meio para eliminação microbiana, possuindo uma alta capacidade de penetração. Um produto para saúde estéril é aquele que está livre de microrganismos.

Quais são as etapas do processo de esterilização?

O processo de esterilização em autoclaves é composto pelas fases: (1) remoção do ar da câmara; (2) entrada do vapor; (3) exposição dos produtos ao vapor; (4) exaustão do vapor; (5) secagem da carga. 6.

Qual o tempo de esterilização na autoclave?

75 à 90 min Em média = 75 à 90 min. É a temperatura apresentada pelo termômetro metálico, que faz parte de todas as estufas. (industrial) Page 29 6. Esterilização: Autoclave Na autoclave o que realmente esteriliza é o calor úmido e não a pressão.

São características do óxido de etileno?

O óxido de etileno C2H4O é um gás incolor à temperatura ambiente, é altamente inflamável. Em sua forma líquida é miscível com água, solventes orgânicos comuns, borracha e plástico. Para que possa ser utilizado o óxido de etileno é misturado com gases inertes, que o torna não-inflamável e não-explosivo.

Como utilizar o óxido de etileno na esterilização de materiais hospitalares?

  • A utilização de óxido de etileno na esterilização de materiais hospitalares. O óxido de etileno é um dos processos mais indicados para a esterilização de materiais hospitalares. Todos os objetos considerados críticos e que não possam ser expostos ao calor ou a agentes esterilizantes líquidos devem ser processados por esse meio.

Como é o óxido de etileno?

  • O composto químico “óxido de etileno” – (C2H4O) – conhecido como éter cíclico, é um gás incolor, inodoro, volátil, tóxico, inflamável, eficaz mesmo em baixas temperaturas, que exerce ação germicida, esporicida, fungicida, viruscida e bactericida. A esterilização por meio de óxido de etileno é um processo físico-químico, pois utiliza o gás e uma ...

Como é feita a esterilização?

  • A esterilização, ou seja, a eliminação microbiana se dá por meio da alquilação proteica (DNA e RNA) – impedindo o metabolismo celular normal e a replicação microbiana. (SOBECC – Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico)

Qual o papel da ANVISA no processo de esterilização?

  • O foco é a total segurança dos pacientes e dos profissionais envolvidos no processo. Como órgão regulamentador e fiscalizador, a Anvisa tem exercido um papel fundamental para que todo o processo de esterilização de produtos hospitalares se torne cada vez mais seguro e inteligente.

Postagens relacionadas: