adplus-dvertising

Como é feita a extração do gás de xisto?

Índice

Como é feita a extração do gás de xisto?

Como é feita a extração do gás de xisto?

Comprimido no interior da rocha sedimentar porosa, o gás de xisto é explorado através de uma tecnologia denominada fraturamento hidráulico: uma técnica que utiliza as fraturas produzidas pela alta pressão hidráulica e introdução de água, areia e uma mistura de produtos químicos, sendo alguns tóxicos, no interior do ...

O que é a exploração do xisto?

Exploração de xisto betuminoso deverá ser regulada pela ANP, determina proposta. ... O xisto betuminoso é um tipo de rocha que contém matéria orgânica e do qual é possível extrair um óleo idêntico ao petróleo de poço. O texto altera a Lei do Petróleo.

Quais são os tipos de xistos?

Existem dois tipos de xisto, o xisto betuminoso e o pirobetuminoso: Xisto Betuminoso: sua matéria orgânica é um betume, isto é, uma mistura de hidrocarbonetos de massa elevada; Xisto Pirobetuminoso: a sua matéria orgânica é o querogênio, que é uma combinação complexa de carbono, hidrogênio, enxofre e oxigênio.

Por que a extração do gás de folhelho pode ser um problema?

A contaminação de águas superficiais e subterrâneas está entre os principais impactos da exploração do gás de folhelho. Para sua extração, é utilizado o fraturamento hidráulico, a injeção de enormes quantidades de água sob pressão (15 milhões de litros por poço), com areia e sustâncias químicas.

Quais são as vantagens do gás de xisto?

  • Desvantagens do gás de xisto - O grande problema da exploração do gás de xisto se refere ao sistema de perfuração do solo na extração. Como este gás é encontrado em profundidades elevadas, a perfuração pode provocar a contaminação das águas, por produtos químicos, presentes em lençóis freáticos.

Qual a origem do gás de xisto nos EUA?

  • Desde o início deste século, o gás de xisto tem ocupado uma significativa participação na matriz energética dos Estados Unidos. O centro-oeste dos EUA é a região com as maiores reservas deste recurso e também com maior produção. Atualmente, cerca de 23% da produção de gás natural dos EUA tem como origem o gás de xisto.

Quais as maiores incidências do gás de xisto?

  • No Brasil, as pesquisas iniciais da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) apontaram que as maiores incidências do gás de xisto estão nas bacias de Parecis (em Mato Grosso), Parnaíba (entre Maranhão e Piauí), Recôncavo (na Bahia), Paraná (entre Paraná e Mato Grosso do Sul) e São Francisco (entre Minas Gerais e Bahia).

Qual o uso do gás de xisto no caminhão?

  • Provavelmente, o uso do gás de xisto vai se concentrar inicialmente em caminhões pesados com rotas regulares, que requerem poucos postos, e depois, caso seu uso seja comprovadamente benéfico, ele será usado nos outros veículos.

Postagens relacionadas: