adplus-dvertising

Como é feita a extração do xisto?

Índice

Como é feita a extração do xisto?

Como é feita a extração do xisto?

Para extrair o óleo de xisto, a rocha precisa ser escavada, moída e aquecida a uma temperatura de aproximadamente 500 °C (pirólise). Por meio desse processo será liberado o óleo bruto, que depois deve ser refinado (assim como ocorre com o petróleo).

Quais são os riscos no processo de extração do xisto?

A extração do gás de xisto tem sido questionada pelos riscos e danos que pode gerar ao meio ambiente, principalmente a poluição da água, usada em quantidades colossais na técnica de exploração chamada de faturação hidráulica (do inglês, "hydraulic fracturing", ou simplesmente “fracking”).

O que é gás de xisto como ele é extraído?

O gás de xisto, também chamado de gás não convencional, é um gás natural encontrado em uma rocha sedimentar porosa de mesmo nome. Tal precisão requer uma tecnologia avançada para perfurar e estimular (fraturar) as zonas que englobam o gás. ...

Como ocorre a exploração do gás de xisto?

A exploração do gás de xisto (ou gás de folhelho, rocha sedimentar) é feita pelo processo de faturamento hidráulico, em que uma mistura de água e químicos fragmentam as rochas.

Onde se localiza o xisto?

O xisto betuminoso é uma rocha sedimentar e porosa, rica em material orgânico. Em suas camadas, é possível encontrar gás natural semelhante ao derivado do petróleo, que pode ser destinado para o uso como combustível de carros, geração de eletricidade, aquecimento de casas e para a atividade industrial.

Pode-se dizer que a tecnologia de Extracao de gás de xisto?

“Fracking”, apelido em inglês para “fraturamento hidráulico”, é a tecnologia empregada para extração não convencional do gás natural do folhelho pirobetuminoso de xisto, uma rocha sedimentar existente em vários lugares do mundo. ... Nos EUA, o fracking tem criado disputas em torno do uso da água.

Quais são problemas ambientais ocasionadas pela produção do gás de xisto?

Os impactos ambientais ocasionados pela exploração de xisto são: poluição hídrica, emissões gasosas de enxofre e alto risco de combustão espontânea dos resíduos remanescentes da rocha sedimentar.

Onde é encontrado o gás de xisto?

O gás de xisto ou gás não-convencional é um gás natural encontrado no interior de um tipo poroso de rocha sedimentar denominado xisto argiloso. Basicamente, possui a mesma composição química do petróleo, porém seu invólucro e modo de produção são diferentes.

Onde é usado o gás de xisto?

O gás de xisto é usado para produzir gás natural que serve de combustível para indústrias e veículos. Os Estados Unidos são o país com maior experiência na exploração do gás, mas outros países, como a França, proibiram a exploração, por causa dos riscos de contaminação ambiental.

Qual o problema do gás de xisto?

  • O outro problema, é que, embora seja abundante e barato, o gás de xisto tem uma extração polêmica, pois teme-se que o processo de fraturamento hidráulico da rocha possa gerar contaminação dos lençóis freáticos, contaminando a água potável que os cidadãos consomem.

Qual a origem do gás de xisto nos EUA?

  • Desde o início deste século, o gás de xisto tem ocupado uma significativa participação na matriz energética dos Estados Unidos. O centro-oeste dos EUA é a região com as maiores reservas deste recurso e também com maior produção. Atualmente, cerca de 23% da produção de gás natural dos EUA tem como origem o gás de xisto.

Qual o uso do gás de xisto no caminhão?

  • Provavelmente, o uso do gás de xisto vai se concentrar inicialmente em caminhões pesados com rotas regulares, que requerem poucos postos, e depois, caso seu uso seja comprovadamente benéfico, ele será usado nos outros veículos.

Quais são as principais fontes de gás de xisto no Brasil?

  • - Analistas do setor energético dizem que o gás de xisto se tornará, nas próximas décadas, uma das maiores fontes energéticas do planeta. - As principais reservas de gás de xisto no Brasil ficam no subsolo dos seguintes estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Postagens relacionadas: