O que é feito com o minério?

O que é feito com o minério?
Se observarmos os objetos de nossas casas, podemos identificar que vários deles são feitos de minérios, como o alumínio (das panelas e utensílios de cozinha) e o ferro (das ferramentas e das máquinas pesadas, utilizadas na agricultura, construções das cidades, prédios, pontes, metrôs, etc., fabricação de carros, etc.).
Para que serve o minério?
Os diferentes minérios servem para produzir diferentes metais que tem usos bastante diversos: servem como matéria-prima na construção civil, como insumos para produzir carros, automóveis, ferramentas e todo tipo de coisa.
Quais são os principais minérios de Ferro?
- Minérios de ferro. O ferro é um dos elementos mais abundantes na natureza, sendo obtido a partir de rochas denominadas minério de ferro. Entre os minérios de ferro mais comuns estão a hematita (Fe 2 O 3 ), a magnetita (Fe 3 O 4 ), a limonita (Fe 2 O 3 . H 2 O) e a siderita (FeCO 3 ).
Qual a forma de transporte do minério de Ferro?
- Outra forma de transporte destes minérios é através dos chamados minerodutos, onde o minério é bombeado por grandes tubulações até chegar ao seu destino final. Após chegar nas siderúrgicas o minério de ferro é aquecido em alto fornos em temperaturas elevadas, juntamente com cal e carvão.
Quando foi descoberto o minério de ferro no Brasil?
- O minério de ferro no Brasil foi descoberto no final do século XVI, em Minas Gerais. Os primeiros trabalhos geológicos sobre o mesmo e as primeiras explorações foram realizadas em 1913 por Harder & Chamberlin.
Por que o minério de Ferro é abundante no mundo?
- Embora o minério de ferro seja abundante no planeta, as jazidas são distribuídas em poucos países. O Brasil detêm 8,3% do total de reservas mundiais de minérios de ferro, o que corresponde a aproximadamente 17 bilhões de toneladas, sendo a quinta maior reserva do mundo.