O que é estrias no pulmão?

O que é estrias no pulmão?
Estrias no pulmão são cicatrizes decorrentes de alguma infecção ou processo inflamatório pulmonar. Tratam-se de sequelas pulmonares de lesões antigas ou atuais. O próprio cigarro pode lesionar os pulmões e deixar cicatrizes nesses órgãos.
O que pode ser uma cicatriz no pulmão?
A fibrose pulmonar é uma doença caracterizada pelo surgimento cicatrizes no pulmão, chamadas de fibrose. Ao longo do tempo os pulmões podem ficar mais rígidos, resultando em maior dificuldade para respirar, o que leva ao aparecimento de alguns sintomas como falta de ar, tosse seca e cansaço excessivo.
O que é estrias Atelectasicas?
A atelectasia pulmonar é uma complicação respiratória que impede a passagem de ar suficiente, devido ao colapso dos alvéolos pulmonares. Isso normalmente acontece quando existe fibrose cística, tumores no pulmão ou quando o pulmão ficou cheio de líquido devido a uma pancada forte no peito, por exemplo.
O que significa estrias densas?
Pode ser por infecções pulmonares, cigarro (talvez). Geralmente essas lesões cicatriciais já estão definidas e não há muito o que fazer. A única forma de tratamento é a retirada cirúrgica (raramente é feita, somente em situações muito específicas).
Como ocorrem as estrias pulmonares?
- Portanto, as estrias pulmonares observadas na tomografia computadorizada de tórax não são uma doença que requeira tratamento, mas sim uma marca deixada por inflamações pulmonares. Assim como ocorre na pele, essas cicatrizes muitas vezes já estão bem definidas e não há muito o que fazer.
Será que um nódulo no pulmão é grave?
- Descobrir um nódulo no pulmão é grave? Relativamente frequente nos exames e na maioria das vezes com a causa benigna. Nosso cirurgião torácico fala sobre sobre nódulo no pulmão Por Dr. Ricardo Sales dos Santos, cirurgião torácico do Hospital Israelita Albert Einstein / CRM SP 85436
Por que o pulmão pode fibrosar?
- Ocorre um endurecimento e redução do tamanho dos pulmões progressivamente, diminuindo a captação de oxigênio e causando falta de ar. O pulmão pode fibrosar por inúmeras causas, a mais comum é o grupo da Doença Intersticial Pulmonar.
Qual a função do tecido cicatricial no pulmão?
- As estrias no pulmão são compostas por tecido conjuntivo fibroso, o mesmo tecido presente nas cicatrizes da pele. Da mesma forma que os cortes e as lesões na pele deixam cicatriz, assim também acontece nos órgãos internos. A função do tecido cicatricial é preencher o espaço deixado pelo tecido do órgão que foi destruído.