Como é feita a drenagem biliar?
Índice
- Como é feita a drenagem biliar?
- O que é drenagem hepática?
- O que é drenagem biliar externa?
- Como é feita a desobstrução das vias biliares?
- O que acontece quando a bile derrama?
- O que é obstrução do canal biliar?
- Porque drenar o fígado?
- Quais os sintomas de abscesso no fígado?
- O que causa câncer nas vias biliares?
- Quais os sintomas de obstrução das vias biliares?
- Qual a origem da artéria hepática?
- Quais as indicações da drenagem linfática?
- Como é realizada a biópsia hepática?
- Como a drenagem linfática emagrece?

Como é feita a drenagem biliar?
Drenagem Biliar Percutânea é um procedimento não cirúrgico em que um cateter é colocado através da pele no interior do fígado para drenar a bile. A necessidade deste procedimento é geralmente devido a obstrução dos dutos biliares, responsáveis pelo transporte da bile do fígado ao intestino.
O que é drenagem hepática?
A drenagem percutânea da via biliar é um procedimento normalmente indicado quando há alguma obstrução ou vazamento de bile dentro do fígado, que impeça que a mesma seja excretada de maneira adequada pelo organismo.
O que é drenagem biliar externa?
Drenagem biliar externa: É o procedimento em que o cateter é colocado dentro do canalículo biliar, sendo conectado a uma bolsa coletora e acarretando na saída da bile do fígado em direção à bolsa coletora.
Como é feita a desobstrução das vias biliares?
Ultrassom e endoscopia O método é chamado de colédoco-gastrostomia ecoendoscopia. O ultrassom endoscópico, em contato direto com o pâncreas e via biliar, rastreia a parte obstruída do ducto biliar.
O que acontece quando a bile derrama?
O refluxo biliar, também conhecido por refluxo duodenogástrico, acontece quando a bile, que é liberada da vesícula biliar para a primeira porção do intestino, volta para o estômago ou mesmo para o esôfago, causando inflamação da mucosa gástrica.
O que é obstrução do canal biliar?
A obstrução das vias biliares pode ocorrer em vários pontos, mas é comumente diagnosticada no ducto biliar comum. Como ocorre o bloqueio da passagem da bile, ela se acumula na vesícula e ocorre refluxo pelos ductos intra hepáticos, gerando problemas no fígado e, consequentemente, afetando o organismo como um todo.
Porque drenar o fígado?
O procedimento pode ser utilizado para tratar a colestase (quando a bile não pode fluir a partir do fígado para o intestino delgado), que pode ser um resultado de um estreitamento ou bloqueio nos canais biliares ou de um vazamento de bile após uma operação.
Quais os sintomas de abscesso no fígado?
Os sintomas mais comuns são dor no quadrante superior direito, febre e sensibilidade hepática. Os dados laboratoriais mais comuns são leucocitose, fosfatase alcalina elevada, anemia branda e uma velocidade de hemossedimentação elevada.
O que causa câncer nas vias biliares?
As causas do câncer das vias biliares podem ser pedra na vesícula biliar, tabaco, inflamação das vias biliares, obesidade, exposição a substâncias tóxicas e infecção por parasitas.
Quais os sintomas de obstrução das vias biliares?
Quais são os principais sintomas da obstrução?
- pele ou olhos amarelados;
- fezes com uma cor muito clara;
- urina com uma coloração escura;
- náuseas;
- vômitos;
- dores na parte direita superior do abdômen;
- comichão;
- febre;
Qual a origem da artéria hepática?
- A artéria hepática se origina da artéria hepática comum e se divide em artérias hepáticas direita e esquerda. Os dois maiores plexos venosos que são responsáveis pela drenagem do fígado são a veia porta e as veias hepáticas. A veia porta fornece 70% do sangue hepático e leva-o diretamente para o fígado.
Quais as indicações da drenagem linfática?
- Indicações da drenagem linfática: tecidos edemaciados, circulação sanguínea de retorno comprometida, edema no período gestacional e tensão pré-menstrual, tratamento de pré e pós-cirurgia plástica, tratamento pós-lipoaspiração, celulite, cicatrizes hipertróficas e queloidianas, relaxamento de pessoas tensas, dentre outras indicações.
Como é realizada a biópsia hepática?
- Este procedimento, também chamado de biópsia hepática, é realizado no hospital, pois a retirada da amostra do fígado é feita com uma agulha especial, em um procedimento que é similar a uma pequena cirurgia e, embora raros, podem haver alguns riscos, como sangramento.
Como a drenagem linfática emagrece?
- A drenagem linfática não emagrece porque não elimina gordura mas ajuda a diminuir o volume, uma vez que elimina os líquidos que causam o inchaço corporal.