O que pode achar na mamografia?

O que pode achar na mamografia?
A mamografia pode não demonstrar que uma área anormal é câncer, mas fornece informações sobre se serão necessários outros exames. Os principais tipos de alterações de mama encontrados na mamografia são calcificações, nódulos e massas.
O que é o exame de mamografia?
A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mamas.
Como é feito o exame de mamografia?
- O resultado do exame de mamografia é feito por escrito e assinado pelo médico responsável. Ele não só é um importante documento de comunicação formal entre o médico que o realizou e o que o solicitou, como também para o paciente.
Por que a mamografia não permite o diagnóstico de câncer de mama?
- As mamografias por si só não permitem o diagnóstico de todos os tipos de câncer de mama. Por esta razão, a paciente deve sempre consular um mastologista, que fará o exame clínico das mamas. Também é muito importante que a mulher conheça suas mamas e comunique quaisquer alterações que perceber a seu médico.
Quando deve ser feita mamografia de rastreamento?
- Para mulheres com risco aumentado, a mamografia deve ser anual a partir dos 35 anos de idade. No Brasil mulheres a partir dos 40 anos de idade, têm amparo na Lei 11664/08 para solicitar que seja feita mamografia de rastreamento, apesar da falta de recomendação formal pelo Ministério da Saúde.
Por que a mamografia não é tão eficaz em mamas densas?
- A mamografia pode não ser tão eficaz na detecção de nódulos ou lesões cancerosas em mamas densas, mas também não é inútil. Se sua mamografia não está clara em função das mamas densas, poderá ser feito um segundo exame de imagem, por exemplo, ultrassom ou ressonância magnética.