O que não pode ser considerado como fonte histórica?

O que não pode ser considerado como fonte histórica?
- NÃO é considerado como fonte histórica: * ( 1 ) Escritos feitos por humanos do passado. ( 2 ) Objetos produzidos por humanos do passado. ( 3 )Qualquer forma de vestígios do passado. ( 4 )Fosseis de vaca.
Quais são os tipos de fontes historiográficas?
José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são:
- documentos textuais;
- vestígios arqueológicos e fontes da cultura material;
- representações pictóricas; e.
- registros orais.
Quais são as fontes históricas?
- As fontes históricas são os itens materiais e imateriais (ou seus vestígios) que são produzidos pela ação humana. As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano.
Qual a diferença entre fontes e documentos históricos?
- Nesse sentido, as fontes ou documentos históricos constituem tudo o que ser humano produziu desde os seu primórdios. Tais fontes podem ser desde artefatos arqueológicos até dispositivos eletrônicos feitos no século XX, como os primeiros computadores ou microchips. Há, é claro, uma diferença de complexidade entre as fontes.
Qual o papel das fontes para a pesquisa histórica?
- Dessa maneira, as fontes assumem um papel de total importância para a pesquisa histórica dando credibilidade à mesma. O termo “fonte” é compreendido como documento que registra e comprova o vestígio do passado. Até o século XIX, acreditava-se que o passado só poderia ser estudado por meio de fontes escritas oficiais, ...
Quais são as fontes históricas mais instigantes?
- Por meio dos vários tipos de moedas que já foram cunhadas ao longo da história, desde a primeira delas, feita pelo rei persa Dario I (chamada dárico), até as atuais, as moedas testemunham situações políticas, econômicas e culturais. Outro exemplo de fontes históricas bem instigantes são os monumentos, que são, também, marcos de memória.