Quais as causas do espessamento do endométrio?
Índice
- Quais as causas do espessamento do endométrio?
- O que é espessamento endometrial a esclarecer?
- Qual a espessura normal do endométrio após a menopausa?
- Como a hiperplasia endometrial pode evoluir para um carcinoma endometrial?
- Como fica o endométrio na menopausa?
- Como fazer o tratamento do espessamento endometrial?
- Qual a espessura do endometrio?
- Qual o hormônio responsável pelo espessamento do endométrio?
- Como o endométrio espessado pode aumentar o risco de câncer endometrial?

Quais as causas do espessamento do endométrio?
As principais causas são: problemas de diabetes, algum tipo de terapia que envolve estrogênio sem a reposição da progesterona, estar acima do peso, beirando ou na obesidade, Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e uso de Tamoxifeno.
O que é espessamento endometrial a esclarecer?
Espessamento endometrial é o nome que se dá ao achado ultrassonográfico de um endométrio (camada interna do útero) com tamanho (espessura) maior do que a esperada para a fase do ciclo menstrual ou status menopausal da mulher.
Qual a espessura normal do endométrio após a menopausa?
Já na pós-menopausa, que inclui o climatério, a espessura normal do endométrio é de até 5 mm, podendo variar de acordo com a história clínica da mulher e uso de terapia de reposição hormonal.
Como a hiperplasia endometrial pode evoluir para um carcinoma endometrial?
A presença de atipia celular é o fator de risco mais importante A presença de atipia celular é o fator de risco mais importante para coexistência ou progressão para carcinoma de endométrio. Resulta da exposição excessiva ao estrogênio sem contraposição da progesterona.
Como fica o endométrio na menopausa?
No período após a menopausa a avaliação endometrial deve levar em conta a história clínica da paciente e o uso de terapia hormonal. A aparência normal do endométrio nesta fase é de uma linha ecogênica e homogênea, medindo até 5 mm, podendo haver distensão da cavidade uterina por muco (figura 2) (1).
Como fazer o tratamento do espessamento endometrial?
- O tratamento do espessamento endometrial deve ser realizado de acordo com a doença de base. Pólipos e miomas devem ser removidos, hiperplasia de endométrio sem atipia é possível a colocação de DIU hormonal e hiperplasia atípica ou câncer de endométrio a histerectomia é o procedimento de escolha.
Qual a espessura do endometrio?
- Endometrio mede 0,9cm de espessura total. Ovários com aspecto ecografico usual, medindo o direito 3,7 x 3,5 x 2,2cm(15,3cm cúbicos) e o esquerdo 4,1 x 4,1 x 2,6 ( 23,4 cm cubicos) ambos apresentando imagens císticas anecóicas na periferia menores que 1,2cm.
Qual o hormônio responsável pelo espessamento do endométrio?
- O estrogênio é o hormônio responsável pelo espessamento do endométrio durante os ciclos menstruais. A manutenção e o controle desse crescimento ocorre na presença de outro hormônio: a progesterona. Quando há muito estrogênio e pouca progesterona no organismo, ocorre o espessamento excessivo do revestimento.
Como o endométrio espessado pode aumentar o risco de câncer endometrial?
- 1O endométrio espessado pode vir a aumentar o risco de câncerendometrial. 2Desequilíbrio entre os hormônios estrogênio e progesterona pode provocar a hiperplasia endometrial. 3O endométrio espessado é comum entre mulheres que entram na menopausa.