Como auscultar os batimentos fetais?
Índice
- Como auscultar os batimentos fetais?
- Como fazer ausculta do BCF?
- Como contar os batimentos do bebê?
- Quais ações o profissional enfermeiro fará na primeira consulta de pré-natal?
- O que o enfermeiro faz na consulta de pré-natal?
- Qual é o edema de membros inferiores?
- Como avaliar a queixa de edema em membros inferiores?
- Por que o edema afeta todo o corpo?
- O que é insuficiência venosa dos membros inferiores?

Como auscultar os batimentos fetais?
A ausculta dos batimentos cardíacos do feto pode ser realizada com estetoscópio de Pinard (após 20 semanas), ou Sonar Doppler (após 12 semanas). O objetivo da ausculta do BCF é constatar, a cada consulta, a qualidade do batimento por meio da avaliação de seu ritmo e frequência.
Como fazer ausculta do BCF?
Encostar o pavilhão da orelha na outra extremidade do estetoscópio; fazer, com a cabeça, leve pressão sobre o estetoscópio e só então retirar a mão que segura o tubo; Procurar o ponto de melhor ausculta dos BCF na região do dorso fetal; controlar o pulso da gestante para certificar-se de que os batimentos ouvidos são ...
Como contar os batimentos do bebê?
Nesta fase, a frequência cardíaca fetal é um pouco maior que a da mãe: cerca de 100 batimentos por minuto (BPM)....Tabela de Referência da Frequência Cardíaca Fetal.
Idade Gestacional/Tamanho do Feto | Frequência Cardíaca Normal |
---|---|
12 Semanas | 120-180 bpm (média 150 bpm) |
Após 12 Semanas | 110-160 bpm (média 140 bpm) |
Quais ações o profissional enfermeiro fará na primeira consulta de pré-natal?
- Diálogo e o acolhimento. ...
- Entrevista. ...
- Cálculo da idade gestacional. ...
- Cálculo da data provável do parto. ...
- Cadastro da gestante do Sistema de Informação de Saúde.
- Realização do exame físico. ...
- Solicitação de exames laboratoriais. ...
- Solicitação de ultrassonografia.
O que o enfermeiro faz na consulta de pré-natal?
Durante as consultas de pré-natal, o enfermeiro é responsável por realizar ações educativas para a gestante e sua família, acompanhar gestações de baixo risco, solicitar exames de rotina e orientar tratamento de acordo com o protocolo da instituição, e também coletar exame citopatológico.
Qual é o edema de membros inferiores?
- O edema é definido como um inchaço palpável produzido por expansão do volume intersticial. O Edema de membros inferiores, de forma tanto aguda quanto crônica, tem um amplo diagnóstico diferencial, de modo que há uma dificuldade de se realizar um diagnóstico definitivo na maioria dos casos, sendo o manejo também difícil.
Como avaliar a queixa de edema em membros inferiores?
- 2.2 Como avaliar Durante a avaliação do paciente com queixa de edema em membros inferiores, é fundamental que se faça uma boa anamnese e exame físico.
Por que o edema afeta todo o corpo?
- Apesar do edema poder afetar qualquer parte do corpo, ele é mais comumente notado nas mãos, braços, pés, tornozelos e pernas. O edema pode surgir devido a problemas circulatórios, celulite, alergias ou problemas sistêmicos, como uso de medicações, dietas ricas em sal, falta de atividade física, muito tempo na mesma posição, ...
O que é insuficiência venosa dos membros inferiores?
- Este quadro é chamado de insuficiência venosa dos membros inferiores (leia: VARIZES | Causas e Tratamento ). Além do inchaço é comum haver também um escurecimento da pele, que ocorre porque alguns pigmentos do sangue também extravasam para a pele.