Qual a função do timo no corpo humano?
Índice

Qual a função do timo no corpo humano?
O timo é uma parte importante do sistema imunológico do corpo. Durante o crescimento fetal e na infância, está envolvido na produção e maturação dos linfócitos T, um tipo de glóbulos brancos do sangue. Os linfócitos T se desenvolvem no timo e, em seguida, migram para os gânglios linfáticos do corpo.
Qual médico trata o timo?
Os principais tratamentos para o câncer do timo são cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Em função das opções de tratamento definidas para cada paciente, a equipe médica deverá ser formada por especialistas, como cirurgião torácico, pneumologista, oncologista, neurologista, e radioterapeuta.
Quem nasce sem o timo?
A síndrome de DiGeorge é uma doença decorrente de imunodeficiência de tipo congênita, na qual o timo está ausente ou subdesenvolvido no nascimento.
Será que estes sinais e sintomas podem estar relacionados com o timo?
- Estes sinais e sintomas podem estar relacionados com o tumor em si ou podem ser devido a uma síndrome paraneoplásica. Embora estes sinais e sintomas possam ser provocados por tumores do timo, também podem ser decorrentes de outras patologias.
Quais doenças podem comprometer o timo?
- “Algumas doenças podem comprometer o timo, como a síndrome DiGeorge e a síndrome de down. Dependendo da doença e do grau de comprometimento do órgão, pode existir um tratamento relacionado diretamente à causa. A atenção ao diagnóstico precoce das doenças do timo já é um grande avanço”, completa a imunologista.
Por que a retirada do timo não ajuda a corrigir a doença?
- Ao contrário da miastenia grave e da aplasia de células vermelhas, a retirada do timo não ajuda a corrigir esta doença. Muitas outras doenças autoimunes também têm sido associadas aos timomas. No entanto, elas são muito menos comuns do que a miastenia grave, aplasia de células vermelhas ou hipogamaglobulinemia.
Como é possível identificar o timo no feto?
- Como o timo é proporcionalmente grande no feto, é possível identificá-lo por meio desse exame de imagem. “Os casos em que o timo for menor que o normal ou não estiver visível seriam considerados suspeitos e os médicos poderiam solicitar um leucograma logo após o nascimento”, explica Oliveira.