Quando é indicado a toracocentese?
Índice
- Quando é indicado a toracocentese?
- Quando é indicado a toracocentese e quais os cuidados de enfermagem nessa situação?
- Onde deve ser feita a toracocentese?
- Qual as complicações relacionadas com a colocação e uso do dreno de tórax?
- Quais os riscos da toracocentese?
- Quais os cuidados de enfermagem na toracocentese?
- Por que a dor no meio do tórax?
- Por que a dor no tórax pode estar relacionada com o sistema digestivo?
- Por que tem dor no peito e dor no tórax?
- Por que a dor no tórax e nas costas?

Quando é indicado a toracocentese?
A toracocentese, também chamada de drenagem pleural, é indicada para aliviar sintomas como dor ao respirar ou falta de ar causados por algum problema pulmonar. Entretanto, este procedimento também pode ser indicado para investigar a causa do acúmulo de líquidos no espaço pleural.
Quando é indicado a toracocentese e quais os cuidados de enfermagem nessa situação?
Na toracocentese, indica-se para o alívio sintomático (dispneia, tosse e dor torácica) pode ser considerada ainda para pacientes com derrames de origem cardíaca, renal, neoplásica, ao aguardar o ajuste terapêutico da doença de base.
Onde deve ser feita a toracocentese?
A toracocentese e a drenagem torácica são procedimentos rotineiramente realizados no pronto-socorro, na enfermaria e no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Consistem, basicamente, na retirada do acúmulo de ar ou líquido do espaço pleural por meio da inserção de um tubo, cânula ou agulha no espaço intercostal.
Qual as complicações relacionadas com a colocação e uso do dreno de tórax?
Em geral, uma radiografia do tórax é realizada após a inserção do dreno para confirmar sua colocação correta. Complicações graves são pouco frequentes. Elas incluem dor no peito, punção do pulmão ou diafragma, acúmulo de ar sob a pele e infecção.
Quais os riscos da toracocentese?
As complicações mais comuns da toracocentese são: pneumotórax , hemotórax, edema pulmonar , laceração de vasos intercostais , sangramentos na parede torácica e formação de hematoma .
Quais os cuidados de enfermagem na toracocentese?
Só Enfermagem Avaliar inicialmente os SSVV e função respiratória; Se necessário isolar o paciente com biombos; Manter ambiente aquecido e não despir demasiado o paciente; Ter junto ao paciente todo material necessário, prontuário e exames.
Por que a dor no meio do tórax?
- De repente a dor no meio do tórax invade impetuosamente a sua vida, batendo alucinadamente, sem aviso prévio, provocando desorientação, trazendo mal-estar, gerando ansiedade e principalmente assustando os familiares que estão ao seu redor.
Por que a dor no tórax pode estar relacionada com o sistema digestivo?
- Dessa forma, a dor no tórax também pode estar relacionada com um problema do sistema digestivo, principalmente espasmos do esôfago, refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato, úlcera ou pancreatite. Nestes casos, a dor geralmente se encontra mais localizada na parte inferior do tórax, especialmente na região da boca do estômago, ...
Por que tem dor no peito e dor no tórax?
- Por isso, dor torácica, dor no peito e dor no tórax são diferentes formas de dizer a mesma coisa. Muitas pessoas que experimentam uma dor no peito têm medo que seja um ataque cardíaco. No entanto, a dor torácica pode ter muitas causas.
Por que a dor no tórax e nas costas?
- O que pode ser dor no tórax e nas costas? Há diversos motivos que causam dores no tórax e nas costas ao mesmo tempo. Por isso, é importante avaliar a localização, se irradia para outras regiões, a característica da dor, a duração do desconforto e se há outros sintomas associados.