O que um doador vivo pode doar?
Índice
- O que um doador vivo pode doar?
- O que pode ser doado após a morte?
- Qual a possibilidade de doar o coração?
- O que é doador vivo?
- Como faço para doar meus órgãos quando eu morrer?
- Quem pode ser um doador?
- Quais órgãos podem ser doados?
- Por que a doação não acarreta problemas ao corpo do doador?
- Qual a finalidade da doação?

O que um doador vivo pode doar?
- O doador vivo. Pode ser qualquer pessoa que concorde com a doação, desde que não prejudique a sua própria saúde. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da Page 2 medula óssea ou parte do pulmão. Pela lei, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores.
O que pode ser doado após a morte?
Na morte encefálica, os órgãos que podem ser doados são: o coração, os dois pulmões, o fígado, os dois rins, o pâncreas e o intestino. Os tecidos como córneas, ossos, pele e válvulas cardíacas também podem ser doados nesta situação.
Qual a possibilidade de doar o coração?
Quais órgãos que podem ser doados? Coração: o transplante só pode ser realizado por meio de um doador falecido, com morte encefálica constatada. O transplante de coração é recomendado a pessoas com insuficiência cardíaca e que não respondem a nenhum tratamento ou cirurgia.
O que é doador vivo?
Doador Vivo: A pessoa maior de idade e capaz juridicamente pode doar órgãos a seus familiares.
Como faço para doar meus órgãos quando eu morrer?
A doação de órgãos só ocorrerá após a constatação da morte do indivíduo. É importante ressaltar ainda que a doação de órgãos só ocorre após a constatação da morte encefálica, adicionada à autorização familiar em documentação formal.
Quem pode ser um doador?
- A princípio, qualquer pessoa pode ser um doador, entretanto, deve-se analisar a saúde do indivíduo para verificar se há alguma restrição. Uma pessoa que morreu em consequência de determinadas doenças infecciosas, como a COVID-19, não pode fazer a doação.
Quais órgãos podem ser doados?
- Além dos órgãos citados, são estruturas que podem ser doadas: pâncreas, pulmão, fígado, medula óssea, ossos, córnea, intestino, vasos sanguíneos e tendões. Percebe-se, portanto, que um único doador pode salvar diversas vidas.
Por que a doação não acarreta problemas ao corpo do doador?
- "A doação em si não acarreta problemas ao corpo do doador, pois a medula se reconstitui após um período curto.
Qual a finalidade da doação?
- A doação poderá ter em vista a situação do donatário ou sua atividade de interesse social. Nesse caso, não caberá a licitação. Assim, por exemplo, uma entidade assistencial poderá receber doação de bens gravada com determinados encargos. (...)