O que tenho que declarar no Imposto de Renda?
Índice
- O que tenho que declarar no Imposto de Renda?
- O que devo declarar no imposto de renda em pagamentos efetuados?
- Quem pode ser declarado dependente no imposto de renda?
- Como declarar o imposto de renda da pessoa física 2017?
- Quando devem ser declarados os isentos de imposto?
- Como fazer a declaração de Ajuste Anual do imposto de renda?

O que tenho que declarar no Imposto de Renda?
De forma simplificada, o que o contribuinte precisa fazer é declarar tudo o que ganhou no ano que passou, desde salários, aposentadoria, rendimentos de aluguel ou investimentos (mais adiante, listamos todos os ganhos que precisam entrar na declaração).
O que devo declarar no imposto de renda em pagamentos efetuados?
Devem ser declarados os pagamentos a profissionais liberais, tais como: médicos, dentistas, advogados, veterinários, contadores, economistas, engenheiros, arquitetos, psicólogos e fisioterapeutas. E também os efetuados a título de aluguel, pensão alimentícia e juros.
Quem pode ser declarado dependente no imposto de renda?
- Quem pode ser declarado dependente no Imposto de Renda? Existem muitos casos em que é possível inserir outras pessoas como dependentes. Para a Receita Federal, um dependente pode ser: Filhos e enteados de até 21 anos, ou de qualquer idade se forem incapacitados para trabalhar, ou até 24 se estiverem cursando o ensino superior;
Como declarar o imposto de renda da pessoa física 2017?
- Os contribuintes obrigados a apresentar a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2017 devem ficar atentos para não deixar de informar à Receita Federal nenhum bem ou direito e por isso cair na malha fina. Mesmo os rendimentos isentos de imposto devem ser declarados.
Quando devem ser declarados os isentos de imposto?
- Mesmo os rendimentos isentos de imposto devem ser declarados. O prazo para a entrega da declaração começou no dia 2 deste mês e vai até as 23h59 do dia 28 de abril.
Como fazer a declaração de Ajuste Anual do imposto de renda?
- A declaração de ajuste anual do Imposto de Renda serve para que o governo analise se cada contribuinte pagou, ao longo do ano, mais ou menos impostos do que deveria ter pago. Essa análise é feita com base nos comprovantes enviados por cada brasileiro, pela Receita Federal.