adplus-dvertising

Quando um texto pode ser considerado literatura?

Índice

Quando um texto pode ser considerado literatura?

Quando um texto pode ser considerado literatura?

Para ser chamado de literatura, o texto precisa ter uma linguagem bem elaborada, de modo que ela seja artística, e o universo descrito até então é desconhecido do leitor, pois faz parte apenas do universo imaginário, entretanto, sem perder sua interação com o mundo real.

O que a crônica pode ser considerada um texto literário?

Nesse caso, a crônica pode ser definida como um gênero literário marcado pela narração de situações cotidianas sob uma ótica individual. ... Como a tipologia predominante é a narrativa, o texto apresenta um enredo com personagens, tempo e espaço. Suas principais características são humor, ação e crítica.

Qual a diferença entre os textos literários e não literários?

  • A grande diferença entre os textos literários e não literários consiste na sua função ou objetivo. O texto não literário tem como objetivo informar, esclarecer, explicar, ou seja, pretende ser útil ao leitor. O texto não literário é frequentemente visto como um texto informativo, construído de forma específica, com

Qual a função do texto literário?

  • Por outro lado, o texto literário é mais artístico, com uma função estética, que tem como objetivo recreativo, provocando diferentes emoções no leitor. Assim, os textos literários nem sempre estão ligados à realidade (no caso da ficção) e muitas vezes são subjetivos, podendo existir diferentes interpretações de leitores distintos.

Quais são as categorias de texto literário?

  • Além dessas categorias de texto literário, é interessante citar as novelas, fábulas, lendas, além de roteiros de filmes, peças teatrais e letras de música, que muitas vezes surgem de poemas.

Quais são os “literários”?

  • Podemos classificar como “literários” todos os textos que têm uma função artística, prezando pela estética e pela subjetividade para construir narrativas ficcionais com base em acontecimentos do cotidiano, memórias, reflexões, abstrações e outras fontes diversas de inspiração.

Postagens relacionadas: