É possível o desconto no salário do empregado?
Índice
- É possível o desconto no salário do empregado?
- O que é desconto salário situação?
- Quais são os desconto no salário 2021?
- Quanto de desconto pode ter no salário?
- Posso efetuar desconto em salário do funcionário?
- Quais são os descontos obrigatórios no cálculo do salário do empregado?
- Quem pode descontar o salário do trabalhador?
- Qual o valor do desconto no salário?

É possível o desconto no salário do empregado?
A regra é que o empregador não pode promover descontos em seu salário, conforme escrito no início do art. 462 da CLT:Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.
O que é desconto salário situação?
O artigo 462 da Consolidação das Leis do Trabalho proíbe o desconto no salário do empregado, exceto quando ele for resultado de adiantamento, previsão legal ou convenção coletiva. Apesar da proibição, existem diversos descontos na folha de pagamento.
Quais são os desconto no salário 2021?
Em 2021, o reajuste da alíquota – porcentagem descontada do salário – está entre 7,5% e 14%. Esse meio de desconto é aplicado para todo tipo de trabalhador, até mesmo os autônomos.
Quanto de desconto pode ter no salário?
Qual é o limite do desconto? O desconto tem limite e não pode ultrapassar 70% do salário do empregado, contemplando tanto os descontos obrigatórios quanto os não obrigatórios. Deste modo, o trabalhador deve receber no mínimo 30% do valor do salário.
Posso efetuar desconto em salário do funcionário?
- Empregador pode efetuar desconto em salário do funcionário? Sem delongas, a resposta é sim! É possível descontar determinados valores do salário do empregado. Contudo, devem ser observados alguns requisitos para o desconto em salário, além das próprias situações em que os abatimentos são permitidos.
Quais são os descontos obrigatórios no cálculo do salário do empregado?
- Quais são os descontos obrigatórios que podem ser abatidos no cálculo salário líquido do empregado? Dentre os inúmeros ônus do empregador com seus empregados, é obrigatório, segundo as leis trabalhistas, o desconto na folha de pagamento do empregado das seguintes verbas: 2) Imposto de Renda.
Quem pode descontar o salário do trabalhador?
- A legislação trabalhista estipula que o empregador pode descontar o salário do trabalhador em três casos: adiantamento, contribuições previstas em lei, como a previdência, e o que tiver sido firmado em contrato coletivo, que é o acordo feito entre a categoria de trabalhadores e a empresa.
Qual o valor do desconto no salário?
- Além disso, o valor do desconto no salário não pode ultrapassar o valor total do benefício concedido. Dentro dos descontos opcionais existem, ainda, alguns que possuem um limite padrão de cobrança, como é o caso do vale-transporte.