Quando é cabível a exceção de Pré-executividade?
Índice
- Quando é cabível a exceção de Pré-executividade?
- Quais são as matérias que poderão ser alegadas pelo devedor na exceção de Pré-executividade?
- Qual a resposta da exceção de Pré-executividade?
- Quais as matérias que poderão ser veiculadas nesta manifestação de exceção de Pré-executividade?
- Como são chamadas as partes na exceção de Pré-executividade?
- Como se chamam as partes na exceção de Pré-executividade?
- O que é impugnação a exceção de Pré-executividade?
- Qual a possibilidade de exceção de pré-executividade?
- Qual a permissividade à exceção de pré-executividade?
- Qual o cabimento da exceção de pré-executividade?
- Qual a diferença entre o novo CPC e a execução de pré-executividade?

Quando é cabível a exceção de Pré-executividade?
Cabimento da exceção de pré-executividade A exceção de pré-executividade pode ser utilizada na execução, na fase de cumprimento da sentença ou em qualquer momento em que se ocorrer um vício de ordem pública na execução, pois o objetivo do instrumento é extinguir ou anular a execução.
Quais são as matérias que poderão ser alegadas pelo devedor na exceção de Pré-executividade?
É importante, delimitar-se o campo da atuação deste instituto, uma vez que, como já foi referido anteriormente, diferentemente dos embargos, a exceção de pré-executividade somente poderá ser alegada questões referentes aos pressupostos processuais, condições da ação ou a presença de nulidade ou defeito no título ...
Qual a resposta da exceção de Pré-executividade?
A chamada exceção de pré-executividade é defesa resultante de construção jurisprudencial, restrita às hipóteses de nulidade manifesta, em que se justifica obviar-se a defesa independentemente da oposição de embargos, que pressupõem prévia segurança do juízo através de penhora aparelhada.
Quais as matérias que poderão ser veiculadas nesta manifestação de exceção de Pré-executividade?
Pacífico é o entendimento de que as matérias que podem ser objeto da exceção de pré-executividade são aquelas de ordem pública, alegáveis e conhecíveis a qualquer tempo ou grau de jurisdição, e, portanto, inclusive de conhecimento ex officio pelo juiz.
Como são chamadas as partes na exceção de Pré-executividade?
A exceção de pré-executividade não tem forma rígida, podendo ser apresentada através de petição simples. Após a apresentação da exceção, as partes serão o excipiente e excepto, anteriormente executado e exeqüente, respectivamente. A apresentação da exceção de pré-executividade pode ocorrer a qualquer tempo.
Como se chamam as partes na exceção de Pré-executividade?
A exceção de pré-executividade não tem forma rígida, podendo ser apresentada através de petição simples. Após a apresentação da exceção, as partes serão o excipiente e excepto, anteriormente executado e exeqüente, respectivamente. A apresentação da exceção de pré-executividade pode ocorrer a qualquer tempo.
O que é impugnação a exceção de Pré-executividade?
- A exceção de Pré-Executividade consiste na faculdade atribuída ao devedor, de submeter ao conhecimento do magistrado nos próprios autos da execução, independentemente de penhora ou embargos, em qualquer fase do procedimento, matérias suscetíveis de serem apreciadas de ofício, isto é, de ordem pública ou arguidas pela ...
Qual a possibilidade de exceção de pré-executividade?
- Com a normatização, a exceção de pré-executividade ingressou na ordem processual civil a possibilidade de atacar nulidades da execução por meio de simples petição, independentemente de embargos à execução.
Qual a permissividade à exceção de pré-executividade?
- Desta feita, a permissividade à utilização da exceção de pré-executividade reside na existência de vício atinente à matéria de ordem pública, desde que concomitantemente haja presença de prova pré-constituída, sem dilação probatória, em que o juiz de oficio pode reconhecer.
Qual o cabimento da exceção de pré-executividade?
- Cabimento da exceção de pré-executividade. A exceção de pré-executividade é cabível na execução, na fase do cumprimento de sentença e quando ocorrer um vício de ordem pública. Essa defesa tem como objetivo a decretação de nulidade da execução ou extinção da mesma.
Qual a diferença entre o novo CPC e a execução de pré-executividade?
- Logo, o novo CPC direciona e normatiza a utilização da execução de pré-executividade. Nessa toada, a diferença prática entre a utilização da exceção de pré-executividade (simples petição) e os embargos à execução, no novo CPC, pode ser verificada na seguinte tabela: