O que significa ter angioedema?

O que significa ter angioedema?
Angioedema é o edema da derme profunda e tecidos subcutâneos. Ele geralmente é uma reação aguda mediada por mastócitos causada pela exposição a alérgenos de fármacos, venenos, alimentos, pólen ou pelos de animais.
Quais são os tipos de angioedema?
- Um exemplo comum é o angioedema provocado pelos fármacos da família dos inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA). Nesse tipo, o paciente não costuma ter nem urticária nem coceira na pele. Para saber mais sobre os diferentes tipos de angioedema, acesse o seguinte link: Angioedema – Causas, Sintomas e Tratamento.
Como prevenir o angioedema?
- Durante o tratamento de angioedema, algumas medidas caseiras podem ajudar a aliviar os sintomas. Confira: Experimente aplicar compressas frias sob o inchaço na pele. Cobrindo a área afetada com ataduras e curativos também pode ajudar a acalmar a pele e evitar coçar Prefira roupas largas e de textura fina, como as de algodão.
Qual a causa do angioedema crônico?
- O angioedema pode ser crônico, recorrendo durante semanas ou meses. Em geral, a causa é desconhecida, mas pode ser o consumo repetido e não intencional de uma substância, como penicilina no leite ou um conservante ou corante nos alimentos. O uso de certos fármacos como a aspirina, outros AINEs ou opiáceos também pode causar o angioedema crônico.
Qual a causa do angioedema hereditário?
- Infecções por bactérias ou vírus, tais como hepatite, HIV, citomegalovírus ou o vírus de Epstein-Barr. O angioedema hereditário é raro e está relacionado com níveis baixos ou funcionamento anormal de determinadas proteínas do sangue, responsáveis pela regulação do sistema imunológico.