O que pode riscar um diamante?
Índice
- O que pode riscar um diamante?
- É possível riscar um diamante?
- Quantos kilos o diamante aguenta?
- Qual a temperatura para quebrar um diamante?
- O que é mais duro que um diamante?
- Como o diamante se comporta?
- Por que os diamantes são utilizados para a escavação?
- Quais são os diamantes mais caros?
- Como são usados os diamantes?

O que pode riscar um diamante?
O diamante é altamente duro, ou seja, risca qualquer outro material existente, no entanto, sua tenacidade não é grande como sua dureza. Sendo assim, o diamante pode sim ser quebrado, mas só pode ser riscado por outro diamante. Uma martelada em uma pedra de diamante pode quebrá-lo em diversos pedaços.
É possível riscar um diamante?
Ele é o material natural com alta dureza. Segundo a Escala de Mohs, convenção adotada para essa medição, ele tem dureza de 10, que é o valor máximo que essa medida pode atingir. Ou seja ele é uma pedra que não pode ser riscada com qualquer material. Portanto, apenas um diamante consegue riscar outro.
Quantos kilos o diamante aguenta?
Cientistas demonstraram que pedras de diamante podem suportar quase um milhão de vezes a pressão atmosférica antes de se espatifar. A unidade de pressão atmosférica (atm) é igual a 1,033 quilograma-força sobre 1 centímetro quadrado.
Qual a temperatura para quebrar um diamante?
Mas, em ausência de oxigênio, eles fundem (sem oxigênio, não existe combustão), só que a temperaturas bem mais altas: o diamante funde a 1.500 ºC e a grafita, a 1.600 ºC. Portanto, se você quer ver um diamante virar fumaça diante dos seus olhos, basta aquecê-lo a 1.000 ºC.
O que é mais duro que um diamante?
Pesquisadores chineses fabricaram um vidro cerca de duas vezes mais duro do que o diamante. Enquanto os diamantes naturais atingem uma dureza entre 50 e 70 gigapascais (GPa), o novo vidro atingiu 113 GPa na escala de dureza Vickers.
Como o diamante se comporta?
- O diamante tem aplicações emergentes em nanofotônica, sistemas mecânicos micro elétricos e blindagem de radiação. Mas como esse material se comporta em escala nanométrica. Nano-agulhas de diamante, aproximadamente 20 nm de comprimento ou 10.000 vezes menores que um cabelo humano, se dobram, se deformam]
Por que os diamantes são utilizados para a escavação?
- Por serem pedras muito resistentes também são usadas no setor industrial para atividades de escavação. Os diamantes (tanto os naturais quanto os sintéticos) são utilizados como brocas de perfuração, principalmente na escavação de poços de gás e de petróleo.
Quais são os diamantes mais caros?
- Já os diamantes em tons avermelhados são os mais raros. O diamante vermelho é um dos mais raros e caros. O peso é outra característica analisada para determinar o preço do diamante. O valor da pedra será proporcional ao seu peso, que é medido em quilates, que é equivalente a dois gramas.
Como são usados os diamantes?
- Os diamantes (tanto os naturais quanto os sintéticos) são utilizados como brocas de perfuração, principalmente na escavação de poços de gás e de petróleo. O diamante pode ser encontrado na superfície terrestre, mas não é neste local que ele é formado.