Quais são os efeitos colaterais do omeprazol?

Quais são os efeitos colaterais do omeprazol?
Comuns: dor abdominal, constipação, diarreia, flatulência, náusea/vômito. Raras: boca seca, estomatite, candidíase gastrointestinal e colite microscópica.
Pode tomar omeprazol antes de dormir?
Para finalizar o horário adequado para utilizar o omeprazol e a ranitidina é pela manhã em jejum, se alimentando após um intervalo de 30 minutos, mas há situações que os utilizamos à noite, de preferência trinta minutos antes do jantar. Procure seu médico.
Como evitar o uso do omeprazol?
- Pode ser perigoso fazer uso do Omeprazol concomitantemente com outros medicamentos, por isso, nunca deixe de consultar um médico antes de dar início a um tratamento. Não é indicado também ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento, pois o álcool agride o estômago e pode cortar o efeito do Omeprazol.
Por que o omeprazol é adequado e aceito?
- Estas são as situações e doenças digestivas em que o uso do omeprazol, ou algum de seus derivados, é adequado e aceito. Entretanto, o omeprazol atualmente está sendo prescrito em excesso.
Será que o uso prolongado do omeprazol aumenta o risco de câncer gástrico?
- Um estudo recente, publicado em 31 de outubro de 2017 na prestigiosa revista inglesa Gut, conclui que o uso prolongado do omeprazol (ou derivados) está associado a um risco de câncer gástrico 2,4 vezes maior em indivíduos que tiveram a Helicobacter pylori eliminada (sendo ainda maior em quem continuava infectado por aquele germe).
Por que o omeprazol é solúvel em água?
- Um pó branco pouco solúvel em água, o Omeprazol é da classe dos inibidores da bomba de prótons, e indicado para pessoas que sofrem de má digestão, refluxo, azia, hérnia de hiato ou úlceras pépticas benignas, tanto gástrica como duodenal.