Quais as principais causas de perda auditiva em idosos?
Índice
- Quais as principais causas de perda auditiva em idosos?
- São causas de perda auditiva reversíveis no envelhecimento?
- O que causa presbiacusia?
- Porque os velhos ficam surdos?
- Como lidar com idosos surdos?
- Porque ao envelhecermos nossa capacidade auditiva diminui?
- Como diagnosticar presbiacusia?
- Qual o processo de envelhecimento auditivo?
- Como ocorre a perda auditiva?
- Qual a melhor forma de evitar problemas auditivos?
- Qual é a perda auditiva induzida por ruído?

Quais as principais causas de perda auditiva em idosos?
A perda auditiva em idosos (presbiacusia) faz parte do processo de envelhecimento natural e pode ser causada por diversas doenças, como a hipertensão, o diabetes, entre outras.
São causas de perda auditiva reversíveis no envelhecimento?
Existem perdas auditivas reversíveis, como por exemplo, uma perda auditiva causada por uma otite aguda (inflamação). Após o tratamento medicamentoso realizado com um otorrinolaringologista, geralmente se nao houver outros fatores correlatos, a audição tende a voltar ao normal.
O que causa presbiacusia?
Embora a presbiacusia seja uma perda auditiva diretamente relacionada ao envelhecimento natural, outros fatores, como a exposição crônica a ruídos/sons altos e a hereditariedade, contribuem para a perda da audição ao longo do tempo.
Porque os velhos ficam surdos?
A partir da quinta ou sexta década de vida, a pessoa passa a não ouvir com a mesma perfeição de quando tinha 20 anos, devido à morte de algumas células auditivas. A hereditariedade e a exposição a ruídos muito intensos são os principais fatores que levam à surdez com o passar dos anos.
Como lidar com idosos surdos?
Dicas para lidar com idosos que possuem perda auditiva:
- Fale de frente para a pessoa articulando bem os lábios.
- Fale de um jeito natural, é mais importante falar devagar do que berrar.
- Seja direto, evite frases muito longas.
- Se a pessoa pedir para repetir, repita!
- Evite conversar em ambientes com muito ruído.
Porque ao envelhecermos nossa capacidade auditiva diminui?
O tímpano perde sua elasticidade e as articulações dos ossículos, no ouvido médio, ficam enrijecidos afetando a transmissão do som. Isso ocorre porque o número de células sensoriais e células ciliadas se deterioram causando uma perda auditiva bastante significativa.
Como diagnosticar presbiacusia?
Para se estabelecer o diagnóstico de presbiacusia, deve-se iniciar com uma história detalhada da perda auditiva, investigação minuciosa dos hábitos pessoais, condições metabólicas, cardiovasculares e imunológicas, exposição ao ruído e ototoxicidade.
Qual o processo de envelhecimento auditivo?
- O processo de envelhecimento natural não afeta só a capacidade de ouvir os sons baixos, mas também de entender uma conversa do dia-a-dia. A perda auditiva piora com a idade, uma vez que cada parte do sistema auditivo se transforma.
Como ocorre a perda auditiva?
- Muitos casos de perda auditiva se desenvolvem lentamente com o passar dos anos fenômeno esse conhecido como Presbiacusia. O motivo pelo qual isso acontece é ainda desconhecido e parece ocorrer mais entre algumas famílias que outras, contudo, as pessoas mais idosas são propensas a terem esse problema.
Qual a melhor forma de evitar problemas auditivos?
- A melhor forma de evitar problemas auditivos é, sempre que possível, não ficar em ambientes com muito barulho ou ouvir música alto demais. No caso de trabalhos que envolvam muitos ruídos, é importante verificar as proteções necessárias e disponíveis para cada caso e nunca trabalhar sem elas.
Qual é a perda auditiva induzida por ruído?
- Perda auditiva induzida por ruído Isso geralmente é causado por excesso de exposição ao ruído excessivo. Isso ameaça a audição de pessoal militar, policiais, trabalhadores da construção, trabalhadores de fábrica, agricultores, dentistas e professores de jardim de infância - para citar apenas alguns.