adplus-dvertising

Quais são os peixes que podem ser pescados na Piracema?

Índice

Quais são os peixes que podem ser pescados na Piracema?

Quais são os peixes que podem ser pescados na Piracema?

Em Minas Gerais, a piracema começou ontem (1/11) e se estende até 28 de fevereiro. Durante esse tempo, está vetada a pesca de peixes nativos e só podem ser capturadas as seguintes espécies: piranha, tilápia, carpa e tucunaré, que são as mais comuns na região.

Quais peixes pode pescar na Piracema em Minas Gerais?

Durante a Piracema, só pode haver pesca de espécies alóctones, exóticas, híbridas e autóctones - todas não nativas, e no limite de três quilos diários. A pesca também só pode ser realizada em trechos com distância mínima de mil metros a montante e a jusante dos rios, represas, barragens e lagoas.

Pode pescar na Piracema em Minas Gerais?

Durante a Piracema, a pesca só é permitida para espécies exóticas às bacias (espécies não nativas que foram introduzidas pelo homem) e híbridas, no limite de três quilos diários. ... Fica proibido o uso de redes e demais equipamentos que possam capturar diversas espécies, como as migradoras e em risco de extinção.

O que pode pescar na Piracema?

O que pode e o que não pode na piracema A atividade de pesca se mantém regular quando realizada por pescadores amadores em rios da bacia, porém, apenas no modelo desembarcado. Ou seja, os barcos não podem ser utilizados, mas permite-se o uso da vara com molinete ou carretilha, linha de mão ou caniço simples.

Quando é a Piracema 2020?

1º de novembro 2020 Em 1º de novembro 2020 tem início o período de defeso continental em duas bacias hidrográficas que abrangem o Estado de São Paulo – a do rio Paraná e a do Atlântico Sudeste (rios Paraíba do Sul e Ribeira de Iguape).

Quando começa a Piracema 2020 em Minas Gerais?

Começa nessa sexta-feira, primeiro de novembro, e vai até o dia 28 de fevereiro de 2020, o período da piracema, também chamado de defeso. Esse é um período em que os peixes sobem os cursos d'água para chegar a locais onde reproduzem. O nome piracema vem do tupi e significa: pira=peixe e cema=subida.

Qual o período da Piracema em Minas Gerais?

1° de novembro O período da piracema se inicia a partir do dia 1° de novembro e vai até o dia 28 de fevereiro do ano seguinte. Os peixes de piracema, conhecidos também como migradores, necessitam fazer um esforço físico intenso para a subida ao rio.

Pode pescar com minhoca na Piracema 2020?

Só estão permitidas iscas artificiais e minhocas. Não podem ser usadas iscas naturais com peixes, caranguejos e camarões.

Quando fecha a temporada de pesca?

Na maior parte do Brasil, o defeso começou no dia 01 de novembro e se estende até 28 de fevereiro. O período de defeso contribui para a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros. Entre o período de outubro e fevereiro, diversas espécies continentais entram no período de defeso.

Quais são os peixes de Piracema?

  • Os peixes de piracema, conhecidos também como migradores, necessitam fazer um esforço físico intenso para a subida ao rio. Isso aumenta a produção de hormônios e queima de gordura, melhorando o processo reprodutivo. Alguns chegam a nadar centenas de quilômetros em poucos dias.

Quais são as proibições durante a piracema?

  • Quais são as proibições durante a piracema? Além das espécies que ficam protegidas nesse período, há lugares específicos em que a pesca fica proibida independentemente do tipo de peixe. As lagoas e marginais são alguns pontos em que não se pode pescar, assim como a captura a menos de 500 metros de desembocadura e confluente de rios.

Quais são as espécies proibidas de pesca?

  • As espécies proibidas de pesca são: lambari e outros. Durante a piracema, é indispensável que o pescador tenha a licença para pesca. Esse documento indica às autoridades responsáveis que você é um praticante de “pesque e solte”, já que a pesca predatória é proibida.

Qual o período de defeso da pesca?

  • Nesse período de defeso, visando à preservação das espécies nativas que entram em reprodução, a pesca sofre sérias restrições, a saber: 1 – fica proibida a captura, transporte e armazenamento de espécies nativas da bacia hidrográfica;

Postagens relacionadas: