Quando a córnea é considerada fina?

Quando a córnea é considerada fina?
No exame de paquimetria corneana os valores normais (espessura central de uma córnea normal) devem situar-se entre os 470 micrómetros e os 550 micrómetros. Abaixo destes valores a córnea é considerada fina, e é necessário diferenciar algumas alterações que podem causar adelgacamento da córnea.
Como funciona a córnea?
- A córnea funciona como uma lente fixa sobre a íris, a área colorida dos olhos, e, através da pupila, projeta a luz sobre a retina. Alterações na transparência e curvatura da córnea podem comprometer a visão.
Quais os nutrientes para a córnea?
- Os nutrientes para a córnea provem do filme lacrimal, que fornece a maior parte do oxigênio, dos vasos sanguíneos límbicos e do humor aquoso, que fornecem glicose e aminoácidos. A córnea usa primariamente glicose e glicogênio para a produção de energia.
Quais são os nervos da córnea?
- A córnea está ricamente inervada com nervos sensitivos. Estes derivam dos nervos ciliares, que são ramificações terminais da divisão oftálmica do 5º par craneal, os nervos entram na córnea pelas camadas estromais média e anterior e correm para frente em forma radial até o centro da córnea.
Qual a camada mais externa da córnea?
- A córnea possui 5 camadas. O epitélio é a camada mais externa da córnea, sendo formado por células com grande capacidade de regeneração e corresponde de 10 a 12% da espessura total dessa estrutura.