adplus-dvertising

Como se faz uma declaração de importação?

Índice

Como se faz uma declaração de importação?

Como se faz uma declaração de importação?

Ouça em voz altaPausar1º Acesse o portal Siscomex Importação Web Para emitir uma declaração de importação – DI, acesse o site do Siscomex Importação Web, clicando aqui. Vale destacar, que para acessar o site, você precisará do seu certificado digital.

Quem faz a declaração de importação?

Ouça em voz altaPausarArt. 4o A Declaração de Importação (DI) será formulada pelo importador no Siscomex e consistirá na prestação das informações constantes do Anexo Único, de acordo com o tipo de declaração e a modalidade de despacho aduaneiro.

O que é uma declaração de importação?

Ouça em voz altaPausarDeclaração de Importação (DI) é o documento que regulariza as informações do processo de importação de mercadorias e serve como base para o despacho aduaneiro de importação.

Como funciona a declaração de produtos importados?

Ouça em voz altaPausarA declaração de importação é emitida depois da chegada das mercadorias ao armazém na zona primária ou secundária do país, mas antes do despacho aduaneiro. Em outras palavras, ela é a primeira etapa do despacho. Ela é registrada logo depois de o pagamento dos tributos e taxas ser efetuado pelo importador.

Quando registrar a declaração de importação?

Ouça em voz altaPausarConfirmada a descarga da mercadoria, o importador já tem a possibilidade para iniciar o despacho aduaneiro. Salvo os casos previstos na Legislação (Despacho Antecipado), é nesse momento em que a Declaração de Importação poderá ser registrada no Siscomex.

Quais são os tipos de declaração de importação?

Principais tipos de DI

  • Declaração de Importação – DI. ...
  • Declaração Simplificada de Importação – DSI Eletrônica. ...
  • Declaração sem registro no Siscomex. ...
  • DIRE – Declaração de Importação de Remessa Expressa. ...
  • NTS – Nota de Tributação Simplificada.

O que é o comprovante de importação?

Ouça em voz altaPausarComprovante de Importação consiste em um documento que é emitido pelo SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior) posteriormente ao registro do desembaraço da mercadoria importada. O comprovante de importação permite ao importador retirar a mercadoria do recinto alfandegado.

O que é di importação e exportação?

Ouça em voz altaPausarA declaração de importação, também chamada de DI, é um documento que contém todas as informações relacionadas ao processo de importação de determinadas mercadorias. É com base nessas informações que ocorrerá o despacho aduaneiro dos produtos importados.

Como retificar uma declaração de importação?

Ouça em voz altaPausarOs procedimentos são: - incluir a autorização ou nova licença no dossiê vinculado à declaração, utilizando o sistema Anexação. Caso a DI não possua dossiê, deve-se criar um novo, anexar o arquivo com a autorização ou nova licença e vinculá-lo à declaração que se deseja retificar.

Como obter cópia da declaração de importação?

Ouça em voz altaPausarComo solicitar escolha uma opção para identificar o importador (CPF ou CNPJ) e digite o número correspondente. informe o número da declaração de importação e clique em "Consultar"

Como substituir a declaração de importação?

  • Além da Declaração de Importação, a DUIMP substituirá também a Declaração Simplificada de Importação (DSI). Portanto, antes de iniciar o seu processo de importação é fundamental ficar atento aos documentos que você precisará. Além da declaração de importação, em alguns casos, o importador precisará ter também uma Licença de Importação (LI).

Como calcular o imposto de importação?

  • Com a Invoice e com a taxa da moeda em mãos, é possível calcular os valores do impostos incidentes nessa operação. A nota fiscal de importação é uma obrigação da legislação brasileira, afinal o fisco precisa saber quais itens estão entrando no território nacional e quanto de imposto precisa ser recolhido.

Por que a declaração de importação é registrada no Siscomex?

  • O exato momento em que a Declaração de Importação é registrada no SISCOMEX tem grande validade jurídica eis que dá nascimento, entre outros, aos seguintes fatos jurídicos tributários: a figura do importador.

Qual a natureza da importação?

  • Mais que isso, o número de registro da DI — que é gerado na emissão da declaração — deve constar na nota de importação para evitar o impedimento da homologação do documento. A natureza da importação deve ser definida de acordo com a destinação do material dentro da sua empresa.

Postagens relacionadas: