O que acontece quando o nível de açúcar no sangue aumenta?

O que acontece quando o nível de açúcar no sangue aumenta?
A causa mais comum de aumento persistente da glicose no sangue (hiperglicemia) é o diabetes mellitus. Outros fatores, tais como as infecções agudas graves e a ingestão de alguns medicamentos (exemplo: corticoides) podem provocar hiperglicemia temporária.
Como evitar a hiperglicemia?
- Alguns fatores podem desencadear a síndrome, como AVC, infarto do miocárdio, infecções, uso de glicocorticoides, diuréticos, cirurgias, etc. Portadores de diabetes podem evitar a hiperglicemia mantendo o nível de açúcar no sangue normal.
Quais são as complicações da hiperglicemia?
- As complicações causadas por hiperglicemia podem ser a retinopatia (problema ocular); neuropatia (problema nos nervos); angiopatia (problema nos vasos sanguíneos); entre outros. Há um tipo de complicação denominada Síndrome Hiperglicêmica Hiperosmolar, que pode ocorrer nos portadores idosos de diabetes tipo 2.
Como saber se uma pessoa está com hiperglicemia?
- Para saber se uma pessoa está com hiperglicemiaou não, basta realizar um teste de glicose, que é simples e mede a taxa de açúcar presente na corrente sanguínea. A taxa normal é de até 110 mg/L. Valores maiores já indicam glicose alta no organismo e devem ser controlados.
Quando ocorre a hiperglicemia pós-refeição?
- Há aquela provocada por jejum de períodos iguais ou superiores a 8 horas, em que a taxa de glicose pode chegar a 130 mg/L. Já a hiperglicemia pós-refeição ocorre quando a quantidade de açúcar no sangue é superior a 180 mg/L – taxa normal até duas horas após uma refeição importante do dia, como almoço ou jantar.