O que pode causar derrame?

O que pode causar derrame?
O AVC isquêmico ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia). O AVC isquêmico é o mais comum e representa 85% de todos os casos.
Porque Covid causa AVC?
Além do risco de trombose e embolia pulmonar, tais coágulos podem atingir o cérebro, levando ao AVC, como mostrou uma matéria de VEJA. Essa característica não é exclusiva do novo coronavírus. Outras infecções facilitam o entupimento dos vasos sanguíneos, como malária e dengue.
Quais são os tipos de derrame?
- Existem dois tipos de derrame: o isquêmico (a maioria dos casos) e o hemorrágico. Este último é causado pelo sangramento de uma artéria (normalmente uma artéria que tem uma porção dilatada, isto é, um aneurisma).
Por que o derrame é evitável?
- O derrame é evitável na maioria das vezes. Veja os fatos destacados pela Associação Americana do Coração que ajudam a prevenir ou ao menos remediar o mal Associação Americana do Coração listou fatos importantes sobre a doença. Foto: IS/iStock
Por que a dor e a falta de ar são sintomas do derrame?
- A dor e a falta de ar são basicamente os dois sintomas próprios do derrame. Os outros sintomas que normalmente acompanham o quadro costumam ocorrer devido a doença de base, como febre e tosse na pneumonia, tosse com raias de sangue no câncer de pulmão, ascite na cirrose, pernas inchadas na insuficiência cardíaca, e assim por diante.
Por que o derrame é para o cérebro?
- O derrame é, para o cérebro, o que o infarto é para o coração. Em ambas as situações uma artéria que irriga o órgão, levando nutrientes para ele, é obstruída, causando o sofrimento de suas células pela falta de oxigênio em um processo chamado isquemia, que pode levar a morte e a perda do tecido.