O que é interação fármaco e nutriente?
Índice
- O que é interação fármaco e nutriente?
- Em que fase da metabolização de fármacos é mais comum ocorrer interações com nutrientes?
- O que é a Interação Droga Nutriente?
- Como funcionam os fármacos no organismo?
- Como os fármacos possuem ação inespecífica?
- Qual o mecanismo de ação dos fármacos?
- Como os fármacos podem ativar enzimas?

O que é interação fármaco e nutriente?
Afinal, o que é uma interação fármaco-nutriente? Diz respeito à ação produzida após o consumo conjugado de um alimento e de um ou mais remédios, o que pode causar alterações nos efeitos farmacológicos esperado ou até mesmo biotransformação dos elementos químicos envolvidos.
Em que fase da metabolização de fármacos é mais comum ocorrer interações com nutrientes?
O fenômeno de interação fármaco-nutriente pode surgir antes ou durante a absorção gastrintestinal, durante a distribuição e armazenamento nos tecidos, no processo de biotransformação ou mesmo durante a excreção.
O que é a Interação Droga Nutriente?
Interação Droga-Nutriente é o efeito causado pelas relações físicas, químicas e fisiológicas entre medicamentos e alimentos durante o processo de digestão. A ação do medicamento ou a absorção dos nutrientes podem sofrer alterações.
Como funcionam os fármacos no organismo?
- Farmacologia: Fármacos e os seus caminhos no organismo. Os medicamentos quando estão em nosso organismo sofrem quatro formas de ação: absorção, distribuição, metabolização e excreção. É necessário que o medicamento passe por um desses estágios para que cause efeito, pois, é a partir da ação que o corpo comece a realizar uma resposta.
Como os fármacos possuem ação inespecífica?
- Os fármacos com ação inespecífica não necessitam de alvos moleculares (receptores, canais iônicos, enzimas) para desencadear sua ação farmacológica, isto ocorre através das propriedades físico-químicas do próprio fármaco, como grau de ionização, solubilidade, tensão superficial e atividade termodinâmica.
Qual o mecanismo de ação dos fármacos?
- No que concerne ao mecanismo de ação, os fármacos podem ser classificados em dois grandes grupos: com ação inespecífica e específica.
Como os fármacos podem ativar enzimas?
- Alguns fármacos podem fornecer íons inorgânicos que irão atuar como ativadores de enzimas; outros fármacos podem ativar enzimas por mecanismo de adaptação, ou seja, induzindo a enzima a modificar sua estrutura do seu estado inativo para ativo. Outro mecanismo de ação muito comum dos fármacos é o antagonismo. Esse mecanismo pode ser compreendido ...