adplus-dvertising

Quais os fatores que interferem na absorção de um medicamento?

Índice

Quais os fatores que interferem na absorção de um medicamento?

Quais os fatores que interferem na absorção de um medicamento?

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

O que significa a biodisponibilidade de um fármaco?

A biodisponibilidade refere-se à extensão e à velocidade em que a porção ativa (fármaco ou metabólito) adentra a circulação sistêmica, alcançando, assim, o local de ação.

Qual a importância da biodisponibilidade de um fármaco?

A BIODISPONIBILIDADE E SUA IMPORTÂNCIA No momento de determinar quais serão as dosagens necessárias para que o fármaco faça afeito, a biodisponibilidade tem papel-chave. Seu estudo determina como cada medicamento deve ser consumido, aspectos de absorvência e meia-vida.

O que é a biodisponibilidade de um nutriente?

O termo biodisponibilidade refere-se à proporção de um nutriente consumido que é absorvida, ficando disponível para a utilização pelo organismo.

Qual a via de administração que tem biodisponibilidade 100 %?

Por Definição, a Biodisponibilidade de um Medicamento Administrado por Via Intravascular é igual a 100%.

Como a via de administração pode influenciar a biodisponibilidade da droga?

A biodisponibilidade é calculada comparando os níveis plasmáticos da droga após ser usada uma determinada via de administração (VO, IM, SC), com os níveis dessa droga atingidos no plasma após injeção IV, na qual a totalidade do agente entra na circulação.

Quais os fatores que influenciam na biotransformação de fármacos?

A biotransformação ocorre principalmente no fígado, nos rins, nos pulmões e no tecido nervoso. Entre os fatores que podem influenciar o metabolismo dos fármacos estão as características da espécie animal, a idade, a raça e fatores genéticos, além da indução e da inibição enzimáticas.

Qual a biodisponibilidade do medicamento?

  • Exemplos: Ineficácia - Cloranfenicol Intoxicações - Fenitoína / Digoxina BIODISPONIBILIDADE Conceito Inicial “Quantidade de fármaco que chega à biofase e é responsável pela ação farmacológica”. Prof. Leslie Benet Goodman & Gilman – As Bases Farmacológicas da Terapêutica (1.996).

Qual a biodisponibilidade de um medicamento administrado por via intravascular?

  • “Quantidade de fármaco que chega à biofase e é responsável pela ação farmacológica”. Prof. Leslie Benet Goodman & Gilman – As Bases Farmacológicas da Terapêutica (1.996). Por Definição, a Biodisponibilidade de um Medicamento Administrado por Via Intravascular é igual a 100%.

Qual a necessidade de regulamentação sobre biodisponibilidade?

  • NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO SOBRE BIODISPONIBILIDADE DE MEDICAMENTOS Exemplos: Ineficácia - Cloranfenicol Intoxicações - Fenitoína / Digoxina BIODISPONIBILIDADE Conceito Inicial “Quantidade de fármaco que chega à biofase e é responsável pela ação farmacológica”. Prof. Leslie Benet Goodman & Gilman –

Qual é o parâmetro da biodisponibilidade?

  • É um parâmetro relacionado ao processo de absorção do fármaco a biodisponibilidade. Tal parâmetro tem grande importância para medicamentos que são administrados por uma via em que ocorra o processo de absorção (oral, intramuscular, subcutânea, transdérmica, retal, vaginal...), ou seja, uma via extra vascular (ABDOU, 1989).

Postagens relacionadas: